Raciocínio Lógico para o Teste ANPAD


Teste ANPAD

O objetivo desse produto é fornecer ao candidato ao Teste ANPAD condições reais de êxito na disciplina de Raciocínio Lógico em um dos mais concorridos testes de seleção para mestrados e doutorados de renomadas instituições de ensino.

A professora Cássia Coutinho em parceria com o Curso Flávia Rita desenvolveu uma dinâmica de estudos específica para esse teste com videoaulas, plano de estudo personalizado, simulados, estabelecimento de metas e tira dúvidas.

Planejar é de suma importância para a obtenção de resultados eficazes. Saber direcionar o tempo e os estudos fazem total diferença no êxito do candidato.  

O curso de Raciocínio Lógico para a ANPAD engloba as três provas para essa disciplina:
- Raciocínio Lógico Analítico
- Raciocínio Lógico
- Raciocínio Lógico Quantitativo

A ideia é acompanhar a preparação do aluno para o teste ANPAD no que compete a disciplina de Raciocínio Lógico. Sabemos que esse teste exige uma preparação específica.

  • Gratuito


Quer saber mais sobre este produto? Deixe aqui seus dados que ligamos para você!

* Todos os campos são obrigatórios.

 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O TESTE ANPAD

O Teste ANPAD, criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, é um exame nacional que avalia: conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa; e habilidades em raciocínios lógico, quantitativo e analítico.

Esse exame tem sido utilizado por diversas instituições como parte dos processos de seleção de cursos de pós- graduação stricto sensu e de cursos profissionalizantes de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, além de requisito básico em processos seletivos de diversas organizações.

O Teste ANPAD é realizado em três edições anuais, geralmente nos meses de fevereiro, junho e setembro.

O interessado pode se submeter ao Teste ANPAD quantas vezes desejar. O resultado obtido terá validade de até 2 (dois) anos. Cada instituição usuária tem autonomia para definir, dentro desse prazo, a(s) edição(ões) que deseja utilizar.

Dentre as instituições usuárias, destaca-se o atual número de 152 cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins que utilizam o Teste ANPAD como parte de seus respectivos processos seletivos. Os cursos estão localizados em 18 estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe - e no Distrito Federal. As listas completas das instituições usuárias e dos representantes do Teste ANPAD encontram-se, respectivamente, nas seções Instituições Usuárias e Representantes.

Compõe-se de 5 (cinco) provas, cada qual com 17 questões com 05 alternativas cada:
Inglês
Português
Raciocínio Analítico
Raciocínio Lógico
Raciocínio Quantitativo

A prova tem duração de com duração total de 4(quatro) horas ininterruptas, sem qualquer tipo de intervalo.

Em alguns cursos, as provas possuem pesos diferenciados.

O valor do Teste ANPAD é entre R$310,00 e R$350,00. Vale a pena o candidato ficar atento, pois o primeiro lote é mais em conta.


Material Páginas Tam. Arquivo
Ainda não foram disponibilizados materais digitais para este curso.

AulaProfessorDuração
Ainda não foram disponibilizadas aulas para este curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVA RACIOCÍNIO LÓGICO ANALÍTICO

Objetivos
A prova de Raciocínio Analítico objetiva testar a habilidade do participante em avaliar uma suposição, inferência ou argumento.

A suposição caracteriza-se como o ato ou o efeito de estabelecer ou alegar algo como verdadeiro por hipótese ou conjectura. A inferência é a operação intelectual por meio da qual se afirma a verdade de uma proposição em decorrência de sua ligação com outras já reconhecidas como verdadeiras. O argumento é a exposição de um raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo.

Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A tarefa do participante é escolher a melhor dentre elas.

Os enunciados abordam diversos temas, autossuficientes em termos de sua compreensão, não requerendo do participante o conhecimento prévio do assunto tratado. Nesse sentido, o foco da questão privilegia a análise da suposição, da inferência ou do argumento contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado.

Bibliografia sugerida
ALVES, Allaor Caffe. Lógica, pensamento formal e argumentação. 5 ed. São Paulo: Quartier Latin, 2011.
CABRAL, Ana Lucia Tinoco. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2010.
CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.
FERREIRA, Jane Mendes, RAMOS, Simone Cristina & SCHERNER, Maria Luiza Trevizan. Raciocínio analítico: construindo e entendendo a argumentação. São Paulo: Atlas, 2010.
ISOLA, Regina Lucia Peret. Leitura, inferências e contexto sociocultural. São Paulo: Ed. Formato, 2001.

PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Objetivos
Esta prova visa à apuração da habilidade do participante para: entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações a partir de relações fornecidas; e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

As questões desta prova poderão tratar dos seguintes tópicos:

1. LÓGICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
Problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico.

2. PROPOSIÇÕES. CONECTIVOS
Conceito de proposição. Valores lógicos das proposições. Conectivos. Tabela-verdade.

3. OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE PROPOSIÇÕES
Negação de uma proposição. Conjugação de duas proposições. Disjunção de duas proposições. Proposição condicional. Proposição bicondicional.

4. TABELAS-VERDADE DE PROPOSIÇÕES COMPOSTAS
Construção de Proposições Conjuntas. Tabela-Verdade de Proposições Conjuntas.

5. TAUTOLOGIAS E CONTRADIÇÕES
Definição de tautologia. Definição de contradição.

6. EQUIVALÊNCIA LÓGICA E IMPLICAÇÃO LÓGICA
Equivalência lógica. Propriedades da relação de equivalência lógica. Recíproca, contrária e contrapositiva de uma proposição condicional. Implicação lógica. Princípio de substituição. Propriedade da implicação lógica.

7. ÁLGEBRA DAS PROPOSIÇÕES
Propriedade idempotente. Propriedade comutativa. Propriedade associativa. Propriedade distributiva. Propriedade de absorção. Leis de Morgan.

8. ARGUMENTOS
Conceito de argumento. Validade de um argumento. Critério de validade de um argumento.

9. SENTENÇAS ABERTAS
Sentenças abertas com uma variável. Conjunto-verdade. Sentenças abertas com duas variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis. Sentenças abertas com n variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis.

10. OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE SENTENÇAS ABERTAS
Conjunção. Disjunção. Negação.

11. QUANTIFICADORES
Quantificador universal. Quantificador existencial. Negação de proposições contendo Quantificadores. Quantificação parcial e Quantificação múltipla. Existência e unicidade. Conjunto limitados.

Bibliografia sugerida
ALENCAR, Edgar F. Iniciação à lógica matemática. 18ª ed. São Paulo: Livraria Nobel S. A., 2000.
COPI, Irving. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978.
COSTA, N. da. Ensaio sobre os Fundamentos da Lógica. São Paulo: Hucitec, 1994.
MATES, Benson. Lógica Matemática Elementar. Madrid: Editora Tecnos, 1987.
MORTARI, Cezar A. Introdução à Lógica. Editora da UNESP, 2001.
NAHRA, Cinara, WEBER, Ivan H. Através da lógica. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEWTON-SMITH, W. H. Lógica: um curso introdutório. Lisboa: Editora Gradiva, 1998.
NOLT, John, ROHATYN, Dennis. Lógica. São Paulo: Schaum McGraw-Hill, 1991.
OLIVEIRA, A. J. F. de. Lógica e aritmética. Brasília: Editora UnB, 2004.
SÉRATES, J. Raciocínio lógico: lógico matemático, lógico quantitativo, lógico numérico, lógico analítico, lógico crítico. 5ª ed. Brasília: Gráfica e Editora Olímpica Ltda, 1997.
SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica. Elementos de Lógica Formal e Teoria da Argumentação. São Paulo: Atlas S. A., 2003.

PROVA DE RACIOCÍNIO QUANTITATIVO

Objetivos
Esta prova visa avaliar os conhecimentos básicos do participante relacionados ao raciocínio e ao cálculo matemático necessários à análise quantitativa de problemas de Administração e Contabilidade.

As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas:

1. CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E OPERAÇÕES BÁSICAS DE CONJUNTO
Conjuntos finitos e infinitos. Igualdade. Conjunto vazio. Subconjunto. Subconjunto próprio. Conjunto universal. Conjuntos disjuntos. Operações: união, interseção, diferença e complemento. Conjunto das partes. Números de elementos de um conjunto.

2. CONJUNTOS DE NÚMEROS E DESIGUALDADE
Números: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações desigualdades. Valor absoluto. Intervalos.

3. EXPRESSÕES E EQUAÇÕES ALGÉBRICAS
Expressão algébrica. Fatoração. Produtos notáveis. Equações e inequações de 1º e 2º graus. Equações com mais de uma variável. Sistema de equações. Equação irracional.

4. SEQUÊNCIAS E SÉRIES
Sequência numérica. Progressão aritmética. Progressão geométrica. Série geométrica infinita.

5. TRIGONOMETRIA, LOGARITMO E EXPONENCIAL
Propriedades trigonométricas, logarítmica e exponencial. Identidades trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas, logarítmicas e exponenciais.

6. FUNÇÕES
Definição, representação gráfica, domínio e imagem. Operações de funções. Função Constante. Função linear. Função polinomial. Função Composta. Funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais.

7. ANÁLISE COMBINATÓRIA
Princípio de contagem. Arranjos. Permutações. Combinações. Anagramas. Permutações com repetição. Número de permutações com repetições.

8. MATRIZES E DETERMINANTES
Matrizes: definição, tipos e representação, igualdade, adição, subtração e produto de matrizes. Produto de escalar por matriz. Matriz transposta. Matriz inversa. Determinantes: definição, cálculo de determinantes de 2ª e de 3ª ordens. Propriedades.

9. GEOMETRIA
Polígonos, circunferência e círculo: perímetro e área. Sólidos geométricos: área e volume.

10. GEOMETRIA ANALÍTICA
Distância entre dois pontos. Reta: coeficiente angular, paralelismo, perpendicularismo, interseção de retas, equações geral e reduzida da reta.

11. ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES
Distribuição de Frequência. Medidas de Posição: Média Aritmética Simples e Ponderada, Média Geométrica, Média Harmônica, Quartis, Decis, Percentis, Moda e Mediana. Medidas de Dispersão, Assimetria e Curtose: Amplitude Total, Intervalo Semi-Interquartílico, Desvio Médio e Variância, Desvio Padrão, Coeficiente de Variação. Probabilidades - Conceitos Básicos: Experimento Aleatório, Espaço Amostral, Evento. Cálculo de Probabilidades: Eventos Certos, Evento Impossível, Eventos Mutuamente Exclusivos, Evento Complementar. Probabilidade Condicional. Regra do Produto. Regra do Produto para Eventos Independentes.

12. MATEMÁTICA FINANCEIRA
Razões. Proporções. Regra de três. Porcentagem. Juros simples e compostos. Equivalência de taxas, taxas nominais, efetivas e reais. Equivalência de capitais. Séries de pagamentos uniformes e variáveis. Depreciação. Sistemas de amortização de empréstimos. Correção monetária.

Bibliografia sugerida
BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A. Estatística básica. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
CARVALHO, S., CAMPOS, W. Estatística Básica Simplificada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e Realidade 8º ano. 8ª ed. São Paulo: Atual, 2013.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e Realidade 9º ano. 8ª ed. São Paulo: Atual, 2013.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; DEGENSZAJN, David e PERIGO, Roberto. Matemática. Volume Único. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2013.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Contexto & Aplicações. Volume 1. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Contexto & Aplicações. Volume 2. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Contexto & Aplicações. Volume 3. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
PUCCINI, Abelardo. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. 9ª ed. Campus – Elsevier, 2011.
SAMANEZ, Carlos. Matemática Financeira. 5ª ed. Pearson, 2010.
CESAR, Benjamin. Matemática Financeira. 9ª ed. Niteroi: Ímpetus, 2012.


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA

CONTRATADO: CENTRO EDUCACIONAL FLÁVIA RITA LTDA – ME, pessoa jurídica de direito privado, portadora do CNPJ 16.691.116/0001-54, COM SEDE NA Rua Mato Grosso, 306/101, bairro Barro Preto, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30190-080.

CONTRATANTE: _____________________________ portador do CPF _____________________ e da cédula de identidade ________________________, residente e domiciliado na ____________________________________________________________________________________________________________ (endereço completo); e-mail __________________________

Telefone_______________________.

Pelo presente Contrato de Prestação de Serviços Educacionais as partes acima qualificadas têm entre si acertado o seguinte:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

O objeto do presente contrato é a realização do curso preparatório ________________________________________ por meio de aulas na modalidade à distância (online) disponibilizado no sítio www.flaviarita.com, com carga horária aproximada de _____________ horas/aula.

Parágrafo Primeiro. O programa e cronograma do curso escolhido pelo CONTRATANTE, bem como o tempo de acesso estão disponíveis no sítio www.flaviarita.com e passam a integrar este contrato como se aqui estivesse transcrito.

a)       O CONTRATANTE declara ter lido e ter conhecimento do conteúdo do que vai descrito no item anterior no ato desta assinatura.

Parágrafo Segundo. Havendo publicação ou alteração no edital referente ao objeto deste contrato, o CONTRATADO se reserva o direito de alterar a programação do curso.

a)      No caso do parágrafo anterior o CONTRATANTE deverá ser comunicado previamente das alterações.

CLÁUSULA 2ª- VISUALIZAÇÃO:

 É disponibilizado ao aluno visualizar 03 (três) vezes cada aula.

Parágrafo Primeiro. O CONTRATADO desaconselha o uso de tecnologia 3G e 4G. É indicado o uso de internet MÍNIMA DE 2 Mb/s para acesso ás aulas em alta resolução, ressaltamos que também é POSSÍVEL o acesso com internet de 1 Mb/s em resoluções menores.

a)       O CONTRATADO não se responsabiliza pela perda de qualidade no caso de utilização de internet com velocidades menores às recomendadas.

CLÁUSULA 3ª - DIREITOS E OBRIGAÇÕES

a)      O CONTRATADO se obriga a disponibilizar as aulas no sítio em conformidade com a programação do curso e carga horária definida em até 72 (setenta e duas) horas após sua gravação.

b)      Havendo número insuficiente de matrículas para o curso objeto deste contrato, o CONTRATADO reserva-se ao direito de adiar ou cancelar o curso.

c)       Em caso de cancelamento é garantido ao CONTRATANTE a devolução integral do valor já pago no prazo de até 10 (dez) dias contados do cancelamento.

d)      Em caso de força maior, o CONTRATADO poderá substituir o docente responsável pelo curso objeto deste contrato, sem que isto repercuta em ônus ou desconto nos valores ora ajustados.

e)       O CONTRATANTE se obriga a efetuar o pagamento do curso na forma estabelecida na Cláusula 5ª;

f)       O CONTRATADO permanecerá à disposição do CONTRATANTE após a assinatura do presente contrato com vistas a proporcionar o suporte necessário em caso de dúvidas quanto ao acesso do conteúdo, bem como para prestar informações e orientações acerca dos aspectos  TÉCNICOS relacionados à presente contratação, sempre que requisitado por meio eletrônico, através do link SUPORTE  disponível no sítio do CONTRATADO.

Cláusula 4ª -  ACESSO AO CONTEÚDO

Para ter acesso ao curso CONTRATADO é necessário prévio cadastro no sítio www.flaviarita.com, cuja responsabilidade fica a cargo do CONTRATANTE.

Parágrafo Primeiro. após a efetivação da matrícula, o CONTRATADO disponibilizará as aulas referentes ao curso objeto deste contrato no link MINHAS MATRÍCULAS, no sítio www.flaviarita.com, no prazo máximo de 07 (sete) dias.

Parágrafo Segundo. todo o conteúdo disponibilizado para o curso, seja audiovisual ou escrito, é de propriedade exclusiva do CONTRATADO e protegido pela legislação nacional de propriedade intelectual e fica, desde já vedada a reprodução, transmissão, divulgação, armazenamento, compartilhamento, exibição ou qualquer forma distribuição, seja total ou parcial.

Parágrafo Terceiro. O CONTRATANTE declara que está adquirindo este curso para seu uso particular e exclusivo, e se compromete sob as penas da lei, a não fazer nenhuma das práticas vedadas no parágrafo anterior, seja a título oneroso ou gratuito, independente de auferir lucro, seja por qual meio for, físico ou eletrônico; bem como a não fazer exibição pública, parcial ou total, e se declara ciente de todas as sanções penais cabíveis, sem prejuízo se responder por todos os danos e prejuízos causados.

Parágrafo Quarto. Caso seja constatado o uso indevido do conteúdo do curso objeto deste contrato pelo CONTRATANTE, o CONTRATADO poderá bloquear imediatamente a senha de acesso e o contrato será motivadamente cancelado, sem prejuízo da apuração das perdas e danos causados.



CLÁUSULA 5ª PAGAMENTO

Em virtude da prestação dos serviços objeto deste contrato, o CONTRATANTE pagará ao CONTRATADO o valor de R$______(por extenso)_____________________________, na forma discriminada abaixo. O preço CONTRATADO é firmado como confissão de dívida, liquida, certa e exigível.

Parcela

Valor

Forma de Pagamento

Banco

Agência

Conta

Cheque

Vencimento

Emissor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parágrafo Primeiro. O pagamento por meio de cheque, boleto ou cartão não significa concluída a matrícula, que só acontecerá com a confirmação da compensação bancária, quando começarão a contar os prazos para as obrigações do CONTRATADO.

Parágrafo Segundo.  No caso de atraso no pagamento será acrescido ao valor devido multa moratória no importe de 2% (dois por cento), mais correção monetária e juros legais.

a)      Se o atraso persistir, fica facultado ao CONTRATADO suspender o acesso do CONTRATANTE ao material objeto deste contrato.

Parágrafo Terceiro. Qualquer desconto eventualmente concedido ao CONTRATANTE terá caráter excepcional e não constituirá compromisso de concessão para outros cursos que o CONTRATANTE pretenda contratar junto ao CONTRATADO.


 

CLÁUSULA 6ª – CANCELAMENTO

Em caso de desistência, se o curso já tiver iniciado, mas as gravações não tenham sido finalizadas, será descontado o valor  pro rata correspondente às aulas já disponibilizadas, assistidas ou não, mais 20% (vinte por cento)  sobre restante que faltar a ser disponibilizado. O  saldo credor que ficar remanescente será devolvido ao CONTRATANTE conforme  alínea ‘a’ do Parágrafo 3ª.

Parágrafo Primeiro. Eventual concessão de desconto será considerada para fins de cancelamento.

Parágrafo Segundo. Eventual devolução de valores ao CONTRATANTE será efetivada por meio do Pagseguro, mediante abertura de “disputa”, ou diretamente via suporte on line

a)    No caso de matrícula efetuada diretamente na sede do curso, havendo devolução de valores ao CONTRATANTE o mesmo será realizado, por meio de cheque nominal, no prazo de até 10 (dez) dias após a data de solicitação do cancelamento. A critério do CONTRATANTE, o saldo a ser restituído poderá ser convertido em bônus para abatimento em futuros cursos e produtos oferecidos pelo CONTRATADO, no prazo máximo de 12 (doze) meses a contar do deferimento do cancelamento. Findo referido prazo, o bônus será convertido em dinheiro, devendo ser depositado na conta bancária informada, neste ato, pelo CONTRATANTE, a saber: _______________________________, no banco ______________________, agência ________, conta __________________________, CPF __________________________.

Parágrafo Terceiro. A critério do CONTRATANTE, ao invés de depósito bancário, o bônus convertido em dinheiro a que alude o parágrafo acima, poderá ser retirado na sede do CONTRATADO, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, após a comunicação da disponibilidade do mesmo, sob pena de expiração.

Parágrafo Quarto. O contrato poderá ser rescindido automaticamente, sem prévia comunicação, no caso de descumprimento de qualquer cláusula contratual, por qualquer das partes, sem prejuízo e apuração de perdas e danos.

CLÁUSULA 7ª - AUTORIZAÇÃO USO DE IMAGEM

Ao efetuar a matrícula o CONTRATANTE autoriza expressamente, em caso de sucesso em concursos, vestibulares e afins, a divulgação de seu nome, imagem e som de voz como forma de campanha publicitária do CONTRATADO, sem qualquer tipo de ônus, pelo prazo máximo de 04 (quatro) anos.

CLÁUSULA 8ª - FORO

Para dirimir questões oriundas deste contrato, fica eleito o foro da cidade de ____________________________________.

E por estarem justos e contratados, assinam o presente instrumento na presença das testemunhas abaixo, para que se produzam os efeitos legais. 

0%
TURMAS DISPONÍVEIS DO CURSO
Verifique as informações das turmas disponíveis para o curso e clique em inscrever-se para iniciar seu processo de matrícula.