1.100 QUESTÕES DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS - PROVAS COMPLETAS - BANCAS VARIADAS (2024) - Professora Flávia Rita
 

1.100 QUESTÕES DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS - PROVAS COMPLETAS - BANCAS VARIADAS (2024) - Professora Flávia Rita



CURSO 1100 QUESTÕES DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS  – PROVAS COMPLETAS - BANCAS VARIADAS (2024)

O curso 1100 QUESTÕES DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS – PROVAS COMPLETAS - BANCAS VARIADAS (2024) foi desenvolvido para quem já possui domínio teórico e precisa treinar questões a partir de revisões com provas completas. No curso, serão abordadas provas completas da FCC, FGV, Vunesp, Cebraspe, Fundep, Fumarc, Inst. AOCP, AOCP, Idecan, Inst. Consuplan/Consuplan, IBFC.

PARA QUEM É ESTE CURSO?

O curso não tem exposição teórica, sendo as provas feitas pontualmente a partir da correção das questões. Trata-se de um curso bem dinâmico, cujo objetivo é a prática. Portanto, é necessário que o aluno tenha uma base teórica mínima para acompanhar as aulas. 

O QUE VOU REVISAR?

Você vai revisar todos os pontos relevantes cobrados nos editais das principais organizadoras de concurso público do país. 

QUAL O PRAZO DE ACESSO?

Você terá seis meses para concluir o curso. Depois deste prazo, você poderá renovar o seu curso pagando 50% do valor do curso. 


INVESTIMENTO: R$660,00 

(O curso pode ser parcelado em até 5x sem juros ou 10% de desconto à vista) 




Material Páginas Tam. Arquivo
Aula 01 / 1.100 PROVAS27934 Kb
Aula 02 / 1.100 PROVAS23264 Kb
Aula 03 / 1.100 PROVAS44353 Kb
Aulas 04, 05 e 06 / 1.100 PROVAS0370 Kb
Aula 07 / 1.100 PROVAS0307 Kb
Aula 08 / 1.100 PROVAS0305 Kb
Aula 09 / 1.100 PROVAS0220 Kb
Aula 10 / 1.100 PROVAS0319 Kb
CARGA HORÁRIA*: 70 h/a.

Aproximadamente 70 vídeos de cerca de 1h cadaOs vídeos podem sofrer alterações no tempo devido à dinâmica do professor em sala, priorizando sempre o melhor andamento da matéria de forma que a carga horária final seja cumprida.



AulaProfessorDuração
Português - Aula 01Flávia Rita01:04:11
Português - Aula 02Flávia Rita01:50:20
Português - Aula 03Flávia Rita01:32:23
Português - Aula 04Flávia Rita01:55:05
Português - Aula 05Flávia Rita01:18:49
Português - Aula 06Flávia Rita01:49:37
Português - Aula 07Flávia Rita01:09:28
Português - Aula 08Flávia Rita01:09:22
Português - Aula 09Flávia Rita00:58:16
Português - Aula 10Flávia Rita01:44:27

IBFC

A Banca Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação 

A banca conta com mais de 10 anos de história, tendo sido criada, originariamente, para o desenvolvimento de projetos sociais na área da educação.

Atua, hoje em dia, tradicionalmente, na organização de concursos municipais e estaduais.

Quanto ao grau de dificuldade, as provas organizadas pelo IBFC são consideradas fáceis em razão de seu perfil mais objetivo.

CARACTERÍSTICAS DA PROVA DE PORTUGUÊS
A prova de português se caracteriza por trazer enunciados diretos com alternativas curtas, em que se costuma perguntar, por exemplo, qual a classe gramatical do termo destacado ou sua figura de linguagem, sua função sintática na oração ou mesmo qual a regra de acentuação ou o processo de formação.

As provas costumam privilegiar questões com textos mais longo, de natureza narrativa ou informativa, mas, uma vez ou outra, podem aparecer dois ou mais textos curtos.

CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS MAIS RELEVANTES PARA O IBFC
O IBFC tem preferência por alguns conteúdos, sendo, por isso, bastante recorrentes em suas provas.

Ao se dedicar à disciplina de Língua Portuguesa, o aluno deverá dar mais atenção às seguintes matérias:

Interpretação de texto, com foco nas figuras de linguagem, no emprego de sinônimos, nas tipologias textuais e nas questões de inferência simples;
As questões de gramática são muito variadas, de forma que não apresentam padrões de repetição. Entretanto, os conteúdos mais relevantes são:
Análise sintática
Transitividade
Crase
Regência
Concordância
Colocação pronominal

FGV

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV

HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
A Fundação Getúlio Vargas – FGV – é uma banca conceituada no universo dos concursos públicos, sendo a responsável pela organização das provas do exame da OAB.

Embora tenha uma longa experiência no universo das provas, ela não apresenta um modelo padrão de cobrança, o que faz com que seus conteúdos costumem variar em cada concurso.

Entretanto, é possível traçar algumas características comuns nas diversas provas já organizadas, assim como identificar a maior preferência por diversos conteúdos de língua portuguesa.

CARACTERÍSTICAS DA PROVA DE PORTUGUÊS DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
A banca possui uma identidade única, com foco em textos curtos ou em fragmentos de texto. Nessas questões, costuma se explorar mais coesão textual, com foco nas diferentes formas de retomada.

Além disso, questões de vocabulário (= significação de palavras), estrutura de texto, tipologia textual e mudança de discursos são recorrentes nas provas.

A FGV apresenta, portanto, um perfil mais analítico, com questões de interpretação de texto mais avançadas.

 

CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS MAIS RELEVANTES PARA A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
Separamos os conteúdos mais recorrentes nas provas da Fundação Getúlio Vargas – FGV –, de maneira que você possa direcionar seus estudos para as seguintes matérias:

Texto (elementos de construção do texto e seu sentido)
Semântica (sentido)
Morfologia – todas as classes e os processos de formação
Sintaxe
Ortografia
Acentuação gráfica
Pontuação
Reescritura de frases – paralelismo
Variação linguística
Redação oficial (não é um assunto recorrente)
Na parte de gramática, são cobrados, normalmente, os seguintes conteúdos: uso de conectores/carga semântica (a partir de texto sem conector, pede-se a relação), sinais de pontuação (justificativa ou substituição), grau do adjetivo, verbo (com enfoque na carga semântica + equivalência de vozes), uso de preposição.

VUNESP

QUEM É A VUNESP?

A VUNESP, também chamada de Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, é uma fundação pública, cujo objetivo é a organização de processos seletivos. Inicialmente, a fundação começou trabalhando na realização de exames vestibulares e de concursos públicos municipais e estaduais em São Paulo, entretanto, tendo se firmado como uma das bancas mais tradicionais, ela vem se expandido cada vez mais, passando a organizar, muitas vezes, concursos com milhares de candidatos de todo o país.

Alguns exemplos de certames que costumam ficar a cargo da organizadora:

Concurso de Praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Concurso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Concurso da Prefeitura de São Paulo
Concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo
Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
A banca é conhecida por apresentar um grau de dificuldade mais baixo, quando comparada com outras grandes organizadoras do mercado – Fundação Carlos Chagas (FCC), CESPE ou FGV. Em razão de seu histórico com exames vestibulares, a Vunesp tende a optar pelo formato de questão de múltipla escolha, com, normalmente, cinco assertivas aem que o candidato deve marcar a correta ou a incorreta. Diferentemente do CESPE/UnB, a organizadora não prioriza o formato de “verdadeiro/falso” e não desconta pontos por cada alternativa marcada errada.

Mas, quando pensamos nos conteúdos de português, fica a dúvida: como ele é cobrado pela VUNESP? Fizemos uma triagem de várias provas de concursos organizados pela examinadora, e identificamos a preferência por algumas matérias específicas da disciplina da língua pátria, ou seja, conteúdos bastantes reincidentes nas provas! Vamos ver quais?

TOP 10 – Os 10 conteúdos de português mais cobrados pela VUNESP
Aqui você verá as cinco matérias de língua portuguesa que mais apareceram nas provas da banca VUNESP e, principalmente, qual o modelo de questão favorito!

Conteúdo 01 – Pronomes
A primeira matéria que mais irá aparecer nas suas provas de português da VUNESP será pronomes! Mais especificamente, o emprego de pronomes pessoais (uso de “o” x “lhe”), o emprego de pronome relativo e as regras para a colocação pronominal.

CEBRASPE

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) ou Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma das mais importantes e respeitadas bancas do Brasil, teve início nos anos 1970, época em que era denominado Comissão Permanente de Concurso Vestibular – Copeve, e tinha como missão promover o ingresso na Universidade de Brasília – UnB. Conhecida por elaborar provas inteligentes e que privilegiam o raciocínio analítico em detrimento da simples memorização de conteúdos, a organizadora adquiriu reconhecimento e passou a ser cada vez mais requisitada para a promoção de diversos concursos, o que resultou na criação da Diretoria de Acesso ao Ensino Superior – DAE, em 1987, a fim de organizar e executar vestibulares e concursos públicos. A notoriedade e o crescimento da DAE, por sua vez, deram origem ao Cespe/UnB, em 1993, que, dotado de maior autonomia, passou a realizar os mais variados tipos de certame em âmbito nacional.

Ao longo dos anos, o Cespe/Cebraspe promoveu importantes concursos públicos da esfera federal, como Auditor Fiscal do Trabalho - AFT, Advocacia Geral da União - AGU, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública da União – DPU, Ministério Público da União - MPU, Agência Brasileira de Inteligência - Abin, Banco Central, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Agência Nacional do Cinema - Ancine, Agência Nacional de Águas - ANA, Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, Tribunal de Contas da União – TCU, além de certames regionais, estaduais e municipais, a exemplo dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s, Tribunais Regionais do Trabalho – TRT’s, Tribunais de Justiça – TJ’s, Banco do Brasil, Delegado de Polícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Controladoria Geral do Estado – CGE, e vários outros.

Por cobrar, na maioria das provas, questões de certo (C) ou errado (E), em que uma resposta errada anula uma certa, o Cespe/Cebraspe se caracteriza como uma organizadora peculiar. Os candidatos acostumados à simples memorização de conteúdos, em geral, encontram dificuldades ao executarem provas com esse perfil. A banca privilegia o entendimento e a compreensão dos assuntos contemplados no edital em detrimento da validação pura e simples de conteúdos teóricos.

No Curso  Flávia Rita você encontra os melhores cursos preparatórios presenciais e online, separados por organizadora, com foco no perfil e abordagem de cada banca, voltados para concursos federais, estaduais e municipais, de níveis superior e médio, adaptados de acordo com os editais dos principais concursos em andamento no Brasil.

Oferecemos cursos teóricos completos de Língua Portuguesa adequados ao perfil da banca Cespe/Cebraspe, além dos cursos de Português para preparação permanente, Português revisão + correção de 400 questõesTeoria da Redação e suas modalidades, correção de provas, correção de provas para concursos de analista, correção de provas para concursos de técnico, todas essas videoaulas são ministradas pela Professora Flávia Rita Coutinho Sarmento.  Nas aulas de correção de provas e simulados são disponibilizados materiais exclusivos com todas as questões comentadas para facilitar a compreensão e acompanhamento do curso pelo aluno.

Além dos materiais exclusivos disponibilizados na área do aluno, a Professora Flávia Rita publicou um livro específico de Língua Portuguesa para concursos CESPE/Cebraspe, no qual aborda gramática, interpretação de textos, redação oficial e questões comentadas, que leva em consideração a necessidade de que o candidato desenvolva capacidade reflexiva no que tange aos conteúdos linguísticos e que saiba aplicá-los em contextos complexos, representados por textos jornalísticos ou literários. Este material oportuniza ao examinando tanto a revisão de conceitos teóricos quanto o treinamento de questões dos mais diversos conteúdos cobrados pela organizadora. Os capítulos do livro são divididos de forma prática, de modo a oportunizar a assimilação e a identificação de conteúdos. O livro traz, no total, 450 questões, sendo 200 comentadas e outras 250 para a fixação da matéria. A obra ainda inclui parte teórica de Redação Oficial e mais de 50 itens para a verificação desse conteúdo. Trata-se de um material completo, voltado para o Cespe e desenvolvido a partir das necessidades dos alunos observadas pela Professora Flávia Rita em sala de aula.


FUNDEP

A Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (FUNDEP)

A Fundep – Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa – é uma pessoa jurídica de direito privado criada para a auxiliar nas atividades de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Atua, desde os anos 90, na gestão de projetos, o que inclui a organização de concursos públicos.

No que tange às provas, a banca apresenta grau de complexidade moderado, de forma que haverá, em um mesmo teste, questões mais e menos difíceis.

Cada uma das questões costuma trazer cinco alternativas.

Características da prova de português da Fundep
A prova de português da Fundep se destaca pela preferência nas questões de interpretação de texto ou outas a elas relacionadas. Assim, a banca tem:

Maior cobrança dos conteúdos de interpretação de texto, sendo comum que mais de 50% da prova traga questões relativas aos textos;
Quase 25% da prova será composta por questões de gramática aplicada aos textos;
Há cobrança de conteúdos mais normativos, desvencilhados dos textos bases.
Conteúdos de Português mais relevantes para a Fundep
Para se preparar para a prova de português da Fundep, os candidatos deverão direcionar seus estudos para alguns conteúdos mais específicos. Claro que isso não quer dizer ignorar as demais previsões do edital, mas, sim, dar maior atenção aos seguintes:

Interpretação de texto de gêneros variados, incluindo-se charges e tirinhas.
Vocabulário a partir de trecho do texto.
Conectores.
Pronomes relativos e colocação pronominal.
Verbo.
Funções sintáticas do período simples.
Reestruturação de frases com foco em norma culta.
Pontuação

FUMARC

A FUNDAÇÃO MARIANA RESENDE COSTA – FUMARC

A BANCA FUMARC – CARACTERÍSTICAS E PROVA DE PORTUGUÊS
A FUMARC é uma das principais bancas organizadoras no estado de Minas Gerais, tendo sido responsável, por exemplo, pelo certame da Polícia Civil.

De forma geral, a banca traz questões com alto nível de dificuldade, principalmente no conteúdo de interpretação de textos. Com perguntas mais diretas, a prova de português se caracteriza por exigir do candidato conhecimento de gramática normativa em diversos conteúdos. O padrão de repetição dos conteúdos é baixo, o que requer a resolução de várias questões por parte dos candidatos.

CARACTERÍSTICAS DA PROVA DE PORTUGUÊS
A Fumarc se caracteriza por trazer perguntas mais diretas, de maneira que a prova de português exige do candidato, com maior destaque, conhecimentos de interpretação de texto e de gramática normativa.

Nesse sentido, o candidato deverá se preparar com maior foco nessas matérias, uma vez que:

De 30% a 40% da prova é composta por questões de interpretação de texto, sendo comum haver mais de um texto de gêneros variados em provas mais longas.
Há preferência por questões de teoria do texto, em que são cobrados os conteúdos de tipologia, figuras de linguagem, inferência simples/inferência composta, vocabulário e referenciação.
Em questões de gramática normativa, a banca explora todos os conteúdos de forma alternada, ou seja, nem sempre se repetem conteúdos.
CONTEÚDOS MAIS RELEVANTES PARA A PROVA DE PORTUGUÊS DA FUMARC
Para se preparar para a prova de português da Fumarc, os candidatos deverão direcionar seus estudos para alguns conteúdos mais específicos.

Claro que isso não quer dizer ignorar as demais previsões do edital, mas, sim, dar maior atenção aos seguintes:

Conector;
Pontuação;
Análise sintática do período simples;
Orações;
Verbos – temos e modos verbais, vozes verbais;
Pronome – pronome relativo, colocação pronominal, uso de “o” e de “lhe”
Fonética (acentuação gráfica, divisão silábica, ortografia, parônimos e homônimos);

INSTITUTO AOCP

O INSTITUTO ASSOCIAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS – AOCP

HISTÓRICO DA BANCA
Primeiramente, o Instituto AOCP – Associação em Organização de Concursos Públicos – não se confunde com a organizadora homônima AOCP, uma vez que possui quadro de avaliadores próprio e maior experiência na organização de concursos públicos federais.

Em termos de perfil de cobrança, ela se assemelha a organizadoras como a Cesgranrio, a FCC e o Instituto Quadrix, sobretudo nas questões de múltipla escolha, as quais costumam ser compostas por quatro alternativas.

Entretanto, quando o Instituto opta por um formato de “certo ou errado”, ele acaba se aproximando mais do formato de provas Cespe/Cebraspe.

CARACTERÍSTICAS DA PROVA DE PORTUGUÊS DO INSTITUTO AOCP
Nas provas aplicadas pelo Instituto AOCP, as questões de português costumam privilegiar os conteúdos de gramática normativa, responsável, normalmente, por 70% das questões.

As demais questões – 30% da prova – irão abordar a parte de interpretação de texto, sendo comum haver mais de um texto na prova.

CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS MAIS RELEVANTES PARA O INSTITUTO AOCP
É importante entender que as questões versaram, basicamente, sobre interpretação de texto e sobre gramática normativa. Com isso em mente, tenha atenção, nas questões de interpretação de texto, às seguintes conteúdos, pois costumam ser mais recorrentes:

Tipologia textual,
tipos de linguagem,
coesão,
figuras de linguagem,
vocabulário.
Já nas questões de gramática, as seguintes matérias têm o hábito de aparecerem de forma mais frequente:

tipos de que,
tipos de se,
análise sintática,
classificação das orações,
conectores, pontuação,
noções gerais de classe,
pronome (colocação pronominal).
 

AOCP

A AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda. (www.aocp.com.br), foi fundada em 1999 por ex-servidores da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente, é a maior banca organizadora de concursos públicos e processos seletivos no Estado do Paraná, com forte atuação também em São Paulo, nas regiões Norte e Nordeste e sua importância tem sido crescente também em todo o Brasil.

Ao longo dos anos, a AOCP promoveu muitos concursos em âmbito municipal, especialmente para Prefeituras e Câmaras Municipais; além de Conselhos Regionais, Universidades, Institutos Federais de Educação Tecnológica, Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos – Mogi Guaçu/SP, Instituto Benjamin Constant – RJ, Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – TRE/RO, Tribunal Regional Eleitoral do Acre – TRE/AC, dentre outros.

No Curso Flávia Rita você encontra os melhores cursos preparatórios presenciais e online, separados por organizadora, com foco no perfil e abordagem de cada banca, voltados para concursos federais, estaduais e municipais, de níveis superior e médio, adaptados de acordo com os editais dos principais concursos em andamento no Brasil.

Oferecemos cursos teóricos de Língua Portuguesa adequados ao perfil da banca AOCP  além dos cursos de correção de provas de concursos AOCP. Nas aulas de correção de provas e simulados são disponibilizados materiais exclusivos com todas as questões comentadas para facilitar a compreensão e acompanhamento do curso pelo aluno. Temos também várias apostilas exclusivas com questões selecionadas pelos professores mais qualificados do Brasil.

O Curso Flávia Rita oferece, ainda, pacotes de correção de redação ou a correção de redações avulsas  para auxiliar o candidato na preparação para a fase discursiva das provas em âmbito nacional. 


IDECAN

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN é um instituto de direito privado, sem fins lucrativos, que possui notável experiência na qualificação e seleção de pessoal através de concursos em diversas regiões do país. O IDECAN atua, principalmente, em processos de seleção de profissional, junto a órgãos públicos, como Prefeituras e Câmaras Municipais, Empresas Públicas, Entidades do Terceiro Setor, Governos Estaduais e Federal, entre outros, e adquiriu experiência em diversas regiões do país, tendo atuação registrada em diversas unidades brasileiras, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Distrito Federal, Pará, entre outras. Dentre os principais concursos e seleções organizados pela banca IDECAN destacam-se: Justiça Federal do Ceará, SENAI/CETIQT – Rio de Janeiro, Banco do Estado do Espírito Santo – BANESTES, CREFITO – Paraná, Hospital Ophir Loyola – Pará, Corpo de Bombeiros Militar – MG/ RN/ DF/ PB, Ministério da Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar – PB/ ES, Advocacia Geral da União/ Secretaria de Portos da Presidência da República, FBN – Fundação Biblioteca Nacional, Conselho Federal de Psicologia, dentre outros.

No Curso Flávia Rita você encontra os melhores cursos preparatórios presenciais e online, separados por organizadora, com foco no perfil e abordagem de cada banca, voltados para concursos federais, estaduais e municipais, de níveis superior e médio, adaptados de acordo com os editais dos principais concursos em andamento no Brasil.

Oferecemos cursos teóricos completos, além de cursos de exercícios adequados ao perfil da banca organizadora IDECAN. Cada vídeo é acompanhando pelo respectivo arquivo em pdf, disponível para download, com a síntese de todo o conteúdo abordado. Nas aulas de correção de provas e simulados são disponibilizados materiais exclusivos com todas as questões comentadas para facilitar a compreensão e acompanhamento do curso pelo aluno.

Venha conhecer o nosso curso! Temos os melhores professores e os preços mais acessíveis do Brasil, qualquer curso pode ser parcelado em até 12X nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Elo, Hipercard, Dinners Club ou através do PagSeguro.

Agende já a sua aula experimental no curso presencial através do telefone (31) 3296 0590 ou venha se preparar conosco também na modalidade de Educação à Distância – EAD, através dos melhores e mais completos cursos online do Brasil.

 

CONSULPLAN

CARACTERÍSTICAS DA BANCA CONSULPLAN

A Consulplan é uma organizadora de provas e processos de seleção sediada no estado de Minas Gerais.

Diferentemente de outras bancas mais renomadas e que apresentam questões com níveis de dificuldade mais elevados, a exemplo do Cespe, da FCC e da Esaf, a Consulplan costuma elaborar provas com menor nível de complexidade.

Em relação ao grau de dificuldade de suas provas, equipara-se, para se ter uma ideia, a outras organizadores regionais, como a Fundep, a Fumarc a Vunespe e a Cesgranrio.

Recentemente a banca ganhou mais projeção ao organizar os concursos do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Perfil da Prova de Português da Consulplan
A prova de português da Consulplan apresenta uma preferência por textos longos, os quais ensejam a cobrança de questões de interpretação de texto e vocabulário.

Além disso, é comum ver alguns conteúdos de gramática normativa, embora não seja possível identificar uma predileção específica por uma ou outra matéria, como é frequente se observar nos casos da FCC e do Cespe.

No geral, as questões concentram-se em conteúdos de interpretação de texto, os quais correspondem, geralmente, a 50% da prova.

No que se refere às matérias gramaticais, essas irão comporão, normalmente, 25% das questões totais.

Por fim, as questões discursivas e as provas de redação trazem um maior peso do critério de expressão, de maneira que eventuais incorreções gramaticais poderão custar muitos pontos para os candidatos.

Conteúdos de Português mais relevantes para a Consulplan
A Consulplan, com exceção de uma ou outra matéria, não costuma apresentar uma regra padrão para os conteúdos de português, os quais variam de prova em prova.

Todavia, como toda preparação exige um estudo estratégico da banca e, sobretudo, das questões que tem maiores chances de aparecer nas provas, fizemos uma triagem das principais matérias de língua portuguesa cobradas pela banca.

Assim, na prova de português da Consulplan, nota-se a seguinte estrutura:

Questões de interpretação de texto, em que se prepondera:

inferência simples, nas quais se exigem dos candidatos a interpretação de trechos do texto base;
vocabulário, com a apresentação de sinônimos e possibilidades de substituições;
tipologia textual, nas quais deverão ser identificados os tipos do texto (texto narrativo, descritivo, injuntivo…);
recursos expressivos, correspondentes aos casos de intertextualidade, emprego de ironia ou metalinguagem);
tipos de linguagem, ou seja, se coloquial ou formal;
figuras de linguagem.
Também podem ser cobradas, porém de forma menos recorrente, as questões de funções de linguagem e outras referentes ao título do texto.

Na matéria de gramática normativa, todo o conteúdo pode ser exigido nas provas. Assim, o candidato deverá estar de olho nas previsões do edital de modo a não ser surpreendido por aquela regra mais inusitada. Todavia, é comum que de 10% a 20% das questões sejam de um conteúdo específico. Em termos estatísticos, nota-se que:

são cobrados menos conteúdos de acentuação gráfica se comparados aos de ortografia.
em morfologia, são recorrentes questões de pronome, conjunção e “que e se”, porém são pouco recorrentes as de verbo – vozes e tempos verbais.
Na matéria específica de análise sintática, os conteúdos mais recorrentes são pontuação, período composto, regência, crase e concordância.
Há poucas questões de Redação Oficial.

INSTITUTO CONSULPLAN

INSTITUTO CONSULPLAN

CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO PORTAL FLAVIARITA.COM

 

1. CONDIÇÕES LEGAIS E SUA ACEITAÇÃO

Estas Condições Gerais regulamentam o uso do serviço de videoaulas e cursos on-line preparatórios para concursos públicos que o Portal FLAVIARITA.COM disponibiliza na Internet aos usuários que o utilizam. É considerado Usuário todas as pessoas que acessam o conteúdo do curso disponibilizado no site www.flaviarita.com, quer diretamente, quer por meio de outros domínios de endereço na Internet. O Usuário, ao acessar o conteúdo da aula/curso está, de forma expressa, aderindo a todos os itens das Condições Gerais, na versão em que estiver publicada no exato momento da utilização. Deste modo, o Usuário deve ler as Condições Gerais em cada ocasião que utilizar o FLAVIARITA.COM. A utilização de serviços e conteúdos encontra-se submetida a todos os avisos, regulamentos de uso e instruções levados ao conhecimento do Usuário pelo FLAVIARITA.COM, que completam o quanto estiver nestas Condições Gerais, quando não se opuserem a elas.

 

2. OBJETO

O Portal FLAVIARITA.COM proporciona aos Usuários o acesso e a utilização de serviços dos conteúdos de aulas. O FLAVIARITA.COM se reserva o direito de modificar unilateralmente, a qualquer momento e sem prévio aviso, a apresentação e configuração do local da WEB em que se encontra o FLAVIARITA.COM.

 

3. CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO FLAVIARITA.COM

3.1 Utilização do FLAVIARITA.COM

A prestação do serviço do FLAVIARITA.COM terá parte das videoaulas gratuitas e parte das videoaulas e cursos on-line remunerada, e exige a prévia inscrição ou registro do Usuário, exceto para as videoaulas gratuitas.

 

3.2 Registro de Usuário – FLAVIARITA.COM – Para que o usuário tenha acesso a todo o conteúdo dos cursos no FLAVIARITA.COM, ele deverá proceder ao seu registro. Neste caso, o usuário compromete-se a selecionar, usar e conservar seu nome de Usuário (doravante, "e-mail") e sua senha de acesso (doravante, "password"), em conformidade com o estabelecido nas cláusulas 3.2.1 e 3.2.2 destas Condições Gerais.

 

3.2.1 Inscrição das Senhas de Acesso aos cursos

O Usuário escolherá e indicará suas próprias Senhas de Acesso ao curso preparatório. O Usuário não poderá escolher como Nome de Usuário palavras, expressões, conjuntos gráfico-denominativos que já tenham sido escolhidas anteriormente por outro usuário ou ainda malsoantes, injuriosas, coincidentes com marcas, nomes comerciais, rótulos de relevância pública, famosos ou registrados por terceiros, cujo uso não esteja autorizado e, em geral, seja contrário à lei ou às exigências da moral e dos bons costumes geralmente aceitos. A inscrição das Senhas de Acesso procede-se de forma automática.

 

3.2.2 Uso e Custódia

O Usuário se compromete a fazer uso diligente das Senhas de Acesso ao curso, assim como a mantê-las em segredo. O Usuário se compromete a comunicar imediatamente ao FLAVIARITA.COM a perda ou roubo das Senhas de Acesso ao curso, assim como qualquer risco de acesso a elas por um terceiro. O Usuário não poderá fornecer sua senha de acesso a outro usuário, sob risco de ser penalizado com a suspensão do seu acesso, não cabendo ao FLAVIARITA.COM o ressarcimento de quaisquer valores que porventura já tiverem sido pagos pelo usuário. O usuário não poderá ter mais de um acesso simultâneo com a mesma senha, bem como não poderá igualmente transferir a sua senha para outro. O usuário não poderá realizar atividades para tentar descobrir ou fraudar a senha de outros usuários, arriscando-se a, desta forma, violar os direitos de outrem e a sofrer os efeitos previstos na lei.

 

3.3 Obrigação de fazer um uso correto do FLAVIARITA.COM e dos Serviços

O Usuário se compromete a utilizar o FLAVIARITA.COM e os Serviços em conformidade com a lei, com o disposto nestas Condições Gerais, com as respectivas Condições Particulares, com a moral e os bons costumes geralmente aceitos e com a ordem pública, assim como se obriga a não utilizar o FLAVIARITA.COM e os Serviços com fins ou causas ilícitas, contrárias ao estabelecido nestas Condições Gerais, nocivas aos direitos e interesses de terceiros, ou que, de qualquer forma, possam causar dano, inutilizar, sobrecarregar ou deteriorar o FLAVIARITA.COM e os serviços, ou mesmo impedir a normal utilização ou aproveitamento do FLAVIARITA.COM e dos Serviços por parte dos Usuários. O Usuário não poderá copiar, em nenhuma hipótese, os conteúdos de cursos apresentados pelo FLAVIARITA.COM, pois são de sua propriedade exclusiva. Os conteúdos das aulas e cursos a serem disponibilizados em qualquer formato, por meio de vídeo, áudio, texto, foto ou outro qualquer, não poderão sofrer qualquer tipo de cópia ou download. O Usuário não poderá acessar o conteúdo do servidor Internet, em são disponibilizados todos os conteúdos das aulas, tais como filmes, áudio, fotos, textos ou similares. Este acesso só poderá se dar por meio da sua identificação ao entrar no site do FLAVIARITA.COM. O Usuário não poderá, igualmente, acessar as demais informações dos usuários cadastrados no FLAVIARITA.COM, tampouco ter acesso direto ao banco de dados do sistema. O Usuário não poderá utilizar qualquer recurso eletrônico para copiar o curso e as aulas que estiverem sendo exibidas no computador, tais como gravadores e câmeras de vídeo, etc.

 

3.4 Uso Correto dos Conteúdos dos cursos

O Usuário se obriga a usar os Conteúdos do curso de forma cuidadosa, correta e lícita e, em particular, se compromete a abster-se de: (a) utilizar os Conteúdos do curso, com fins ou causas contrárias à lei, à moral, aos bons costumes geralmente aceitos e à ordem pública; (b) reproduzir ou copiar, distribuir, permitir o acesso do público através de qualquer modalidade de comunicação pública, transformar ou modificar os Conteúdos, a menos que conte com a autorização do titular dos correspondentes direitos ou que isto seja legalmente permitido; (c) suprimir, iludir ou manipular o copyright e demais dados identificadores dos direitos de FLAVIARITA.COM ou de seus titulares incorporados aos Conteúdos do curso, assim como os dispositivos técnicos de proteção, as marcas digitais ou quaisquer mecanismos de informação que possam conter os Conteúdos.

 

3.5 Forma de Utilização dos Conteúdos dos cursos

O Usuário encontra-se ciente de que o FLAVIARITA.COM irá comercializar os vídeos das aulas na Internet através do conceito de carrinho de compras/loja virtual, pelo qual o usuário poderá adquirir os produtos de seus interesse e incluí-los em seu carrinho de compras. Após a seleção dos produtos, o usuário poderá concluir a compra e então ser direcionado para o PAGSEGURO para a realização do pagamento.

 

4. DADOS DE CARÁTER PESSOAL

Para acessar e/ou utilizar alguns dos Serviços é necessário que os Usuários forneçam previamente ao FLAVIARITA.COM certos dados de caráter pessoal (doravante, os "Dados Pessoais"), que FLAVIARITA.COM se compromete a tratar sigilosamente.

 

5. EMPREGO DA TECNOLOGIA "COOKIE"

"Cookie" é um arquivo-texto com informações sobre a navegação do usuário) O FLAVIARITA.COM utiliza "cookies" quando um usuário tem acesso às Páginas dos cursos FLAVIARITA.COM. Os "cookies" associam-se unicamente ao Usuário, de forma anônima, e seu computador, não proporcionando referências que permitam deduzir o nome e sobrenome do Usuário. Os "cookies" de FLAVIARITA.COM não podem ler dados do disco rígido do Usuário, nem ler arquivos "cookies" criados por outros provedores. O FLAVIARITA.COM codifica os dados identificados do Usuário para maior segurança. Em razão dos "cookies", é possível que o FLAVIARITA.COM reconheça os Usuários que tenham se registrado em uma utilização anterior das Páginas de nossos cursos, o que permite que não tenham que se registrar a cada nova visita. O Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção do "cookies". As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador. Para utilizar o Portal FLAVIARITA.COM, é necessário que o Usuário permita a recepção de “cookies" enviados por FLAVIARITA.COM.

 

6. UTILIZAÇÃO DO PORTAL FLAVIARITA.COM, DOS SERVIÇOS E DOS CONTEÚDOS SOB A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO

O Usuário é consciente e aceita voluntariamente que o uso do FLAVIARITA.COM, dos Serviços e dos Conteúdos seja feito, em qualquer caso, sob sua única e exclusiva responsabilidade.

 

7. EXCLUSÃO DE GARANTIAS E DE RESPONSABILIDADE

 

7.1 Exclusão de Garantias e de Responsabilidade pelo Funcionamento do Portal FLAVIARITA.COM e dos Serviços

1. Disponibilidade e Continuidade, Utilidade e Falibilidade - Em decorrência de questões técnicas e operacionais, o FLAVIARITA.COM não pode garantir, e efetivamente não garante, a disponibilidade e continuidade do funcionamento do FLAVIARITA.COM e dos Serviços. O FLAVIARITA.COM está disponibilizando alta tecnologia e provedor altamente especializado em hospedagem de vídeos de cursos na Internet, com o objetivo de garantir aos seus usuários o que há de mais moderno neste tipo de serviço na Internet. Portanto, o FLAVIARITA.COM não se responsabiliza pela velocidade de acesso pelo usuário, uma vez que esta velocidade pode depender de diversos fatores externos ao controle do FLAVIARITA.COM, como link de conexão do provedor de acesso à Internet e a velocidade de comunicação entre o usuário e o seu provedor. O equipamento utilizado pelo usuário também poderá influenciar na velocidade de visualização dos vídeos. O FLAVIARITA.COM não se responsabiliza pela queda do link do usuário quando da utilização do vídeo de um curso, uma vez que este serviço se dá entre o provedor e o seu usuário. O FLAVIARITA.COM SE EXIME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DA FALTA DE DISPONIBILIDADE OU DE CONTINUIDADE DO FUNCIONAMENTO DO SITE FLAVIARITA.COM E DOS SERVIÇOS RELATIVOS AOS CURSOS PREPARATÓRIOS.

 

2. Privacidade e segurança na Utilização do Portal FLAVIARITA.COM e dos Serviços – FLAVIARITA.COM não garante a privacidade e segurança da utilização do site FLAVIARITA.COM e dos Serviços, e, em particular, não garante que terceiros não autorizados não possam ter conhecimento da classe, condições, características e circunstâncias de uso que os Usuários fazem do site FLAVIARITA.COM ou através dos Serviços. FLAVIARITA.COM SE EXIME DE TODA RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DO CONHECIMENTO QUE POSSAM TER TERCEIROS NÃO AUTORIZADOS DA CLASSE, CONDIÇÕES, CARACTERÍSTICAS E CIRCUNSTÂNCIAS DE USO DOS USUÁRIOS FAZEM DO SITE FLAVIARITA.COM OU DOS SERVIÇOS.

 

1. Cobrança

1. PAGSEGURO

 

A forma de cobrança para utilização das videoaulas e cursos on-line será através do Sistema PAGSEGURO, pelo qual e o Usuário irá escolher a forma de pagamento que melhor lhe convém. A negativa na venda e/ou aceitação de crédito é de exclusiva competência e responsabilidade do PAGSEGURO, ficando o FLAVIARITA.COM isento de qualquer responsabilidade por eventual problema que vier a ocorrer nesta transação, pois estará somente disponibilizando as aulas para compra.

 

2.Legalidade, Confiabilidade e Utilidade

O FLAVIARITA.COM não pode garantir, e efetivamente não garante, a legalidade, confiabilidade e utilidade dos serviços prestados por terceiros através do site FLAVIARITA.COM. O FLAVIARITA.COM SE EXIME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO SITE FLAVIARITA.COM, E EM PARTICULAR, AINDA QUE NÃO DE MODO EXCLUSIVO, PELOS DANOS E PREJUÍZOS QUE POSSAM DECORRER:

 

(A) DO DESCUMPRIMENTO DA LEI, DA MORAL E DOS BONS COSTUMES GERALMENTE ACEITOS PELA ORDEM PÚBLICA COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM

 

(B) DA INFRAÇÃO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E INDUSTRIAL, DOS SEGREDOS EMPRESARIAIS, DE COMPROMISSOS CONTRATUAIS DE QUALQUER TIPO, DOS DIREITOS À HONRA, À INTIMIDADE PESSOAL E FAMILIAR E À IMAGEM DAS PESSOAS, DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE E DE TODA E QUALQUER NATUREZA PERTENCENTES A UM TERCEIRO COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(C) DA REALIZAÇÃO DE ATOS DE CONCORRÊNCIA DESLEAL E PUBLICIDADE ILÍCITA COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS, ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM.

 

(D) DA FALTA DE VERACIDADE, PRECISÃO, EXTINÇÃO, PERTINÊNCIA E/OU ATUALIDADE DOS CONTEÚDOS TRANSMITIDOS, DIFUNDIDOS, ARMAZENADOS, RECEBIDOS, OBTIDOS, DISPONIBILIZADOS OU ACESSÍVEIS MEDIANTE OS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(E) DA INADEQUAÇÃO PARA QUALQUER TIPO DE PROPÓSITO E DA FRUSTAÇÃO DAS EXPECTATIVAS GERADAS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(F) DO DESCUMPRIMENTO, ATRASO NO CUMPRIMENTO, CUMPRIMENTO DEFEITUOSO OU FINALIZAÇÃO POR QUALQUER MOTIVO DAS OBRIGAÇÕES CONTRAÍDAS POR TERCEIROS E CONTRATOS REALIZADOS COM TERCEIROS EM RELAÇÃO COM O MOTIVO DA PRESTAÇÃO , ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(G) DOS VÍCIOS E DEFEITOS DE TODO TIPO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM.

 

8. NÃO CONCESSÃO DE LICENÇA DO FLAVIARITA.COM

Não se concede nenhuma outra licença ou autorização de uso de nenhum tipo sobre seus direitos de propriedade industrial e intelectual, segredos empresariais ou sobre qualquer outra propriedade ou direito relacionado com ao site FLAVIARITA.COM, aos Serviços ou aos Conteúdos.

 

9. RECUSA E RETIRADA DO ACESSO AO SITE FLAVIARITA.COM E/OU AOS SERVIÇOS

O FLAVIARITA.COM se reserva o direito de recusar ou retirar o acesso ao site FLAVIARITA.COM e/ou aos Serviços, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, por iniciativa própria ou por exigência de um terceiro, àqueles Usuários que descumpram estas Condições Gerais ou as respectivas Condições Particulares, ou que, de alguma forma, resultam ou possam resultar em atividades ilegais.

 

10. PROCEDIMENTO EM CASO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO

Na hipótese de que qualquer Usuário ou um terceiro considere que existem fatos ou circunstâncias que constituam ilicitude da utilização de qualquer conteúdo do curso e/ou a realização de qualquer atividade nas páginas web inclusas ou acessíveis através do site FLAVIARITA.COM, e em particular, que representem violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, ele deverá enviar uma comunicação à FLAVIARITA.COM contendo os seguintes dados;

 

(a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante;

(b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida no site FLAVIARITA.COM e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

(c) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade;

(d) declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos;

(e) declaração expressa, clara e sob a responsabilidade do reclamante de que a informação proporcionada na notificação é exata e de que a utilização dos contidos nos Arquivos indicados constitui uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual. Estas notificações deverão ser enviadas a: atendimento@flaviarita.com.

 

11. DURAÇÃO E FINALIZAÇÃO

A prestação do serviço do site FLAVIARITA.COM terá duração limitada de acordo com cada produto adquirido pelo usuário. Cada produto possui regras distintas a respeito de limitações de acesso e disponibilidade, portanto tais regras devem ser lidas e a compra do produto pelo usuário implica em sua aceitação.

 

 

12. INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES SOBRE O FLAVIARITA.COM

O custo e forma de aquisição de aulas, bem como a especificação do conteúdo das matérias e professores que lecionarão no FLAVIARITA.COM estarão disponíveis no site. O usuário também será informado sobre a configuração ideal de seu computador e programas que podem ser adquiridos para facilitar a utilização dos serviços.

 

13. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

O FLAVIARITA.COM e o usuário submetem-se aos juizados e tribunais de Belo Horizonte, sede do contratante e local de fornecimento do serviço.




Quer saber mais sobre este produto? Deixe aqui seus dados que ligamos para você!

* Todos os campos são obrigatórios.

TURMAS DISPONÍVEIS DO CURSO
Verifique as informações das turmas disponíveis para o curso e clique em inscrever-se para iniciar seu processo de matrícula.