AULAS GRATUITAS: Pós-Graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos
WhatsApp
Como posso ajudar?
 

AULAS GRATUITAS: Pós-Graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos

Por que escolher nossa pós-graduação

1. Oportunidades
No mercado de concursos faltam pessoas gabaritadas para analisar redação de concurseiros e fazer o recurso, ganhando altas remunerações.

2. Adicionais de qualificação
O adicional de qualificação é um benefício a que tem direito o servidor público.

3. Networking
Ao fazer nossa pós-graduação, você amplia significativamente a sua rede de contatos.

4. Liberdade
Assista às aulas e acompanhe todos os conteúdos de onde e quando quiser – e conte com o apoio dos Professores em todos esses momentos.

5. Aulas iguais às presenciais
Os cursos são gravados em alta resolução e disponibilizados em uma plataforma moderna e intuitiva, em vídeos de alta qualidade e material de apoio leve e atrativo.

6. Aulas com profissionais
Tenha aula com profissionais reconhecidos no mercado, empreendedores com ideias inovadoras.




QUER CONHECER MAIS SOBRE O CURSO COMPLETO?


IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

  • Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa com foco em Técnica Redacional e Revisão de Textos.
  • Área do Conhecimento: Letras/Linguagens, Comunicação, Educação, Direito, entre outras.
  • Modalidade: EAD.
  • Instituição responsável: Faculdade Arnaldo

OBJETIVOS DO CURSO

A pós-graduação em Língua Portuguesa com foco em Técnica Redacional e Revisão deTextos possui como objetivos:
  • Ofertar uma especialização em Língua Portuguesa para todos os profissionais que desejem melhorar seus conhecimentos na disciplina, de modo a tornarem-se mais seguros e capacitados para redigir, revisar e operar o vernáculo como ferramenta de trabalho, nas mais diversas áreas de atuação.
  • Oferecer um curso completo de Língua Portuguesa, com foco na gramática normativa, de maneira a familiarizar os alunos com regras e conteúdos cobrados na disciplina de português em provas de concursos públicos, bem como oferecer um panorama instrumental acerca do perfil das principais organizadoras que elaboram provas no país.
  • Aprofundar os estudos na área de produção de conteúdo e de revisão textual, bom como possibilitar uma análise crítica do uso da língua a partir do emprego das principais ferramentas disponíveis para a redação e para a revisão de textos.

QUERO SABER MAIS!

Coordenação

Professora Flávia Rita

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Didática do Ensino Superior.

É colaboradora de diversos jornais, como Folha Dirigida, Estado de Minas e O Tempo, como publicação de inúmeros artigos sobre as particularidades das organizadoras de concursos no que tange à prova de língua portuguesa. É palestrante em âmbito didático, motivacional e gerencial. Há mais de 10 anos atua no segmento de ensino da Língua Portuguesa, com foco em certames públicos e exames vestibulares. Atua, também, na capacitação de professores tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. É redatora do Guia de Estudante – Redação, da editora Abril, desde 2008 – e tem vasta experiência na publicação de materiais didáticos e obras literárias.

Nossos professores

Edinaldo Caetano

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Faculdade Pitágoras (2012) e Administração e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2020). Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA (2010). Colaborou com o livro "Automação de marketing na prática". Participante de palestras, como autor, relacionadas a automação de marketing e performance digital. Especialista em estratégias de SEO e Mídias Patrocinadas.

Jaison Sudário

Pós-graduado em Produção Editorial Impressa e Multimídia pelo Centro Universitário UNA, em 2015. Graduado em Design Gráfico pelo Instituto de Arte e Projeto – INAP, em 2013. Faz parte da equipe editorial da Editora Animus, lançando diversos livros para o público de concursos. Já trabalhou em diversas editoras em Belo Horizonte criando projetos editoriais impressos e digitais. É especialista em Marketing Digital Político. 

Raphael Barcellos

Graduado em língua portuguesa pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE) e mestre em estudos clássicos e medievais (literatura medieval francesa) pela mesma instituição. Realiza estudos em literatura medieval românica e em filologia e história comparada das línguas neo-latinas, além de ter publicado trabalhos a respeito da literatura medieval francesa e renascentista portuguesa e inglesa. Atualmente trabalha como professor e corretor de redações para o ENEM e de diversos outros concursos da área jurídica, junto ao Centro Educacional Flávia Rita. Já atuou como professor da Faculdade de Letras da Fundação Helena Antipoff (Ibirité- MG), em 2013, além de revisor textual do romance "Teia de Ilusões" (2016).

Material Páginas Tam. Arquivo
Ementa Pós-graduação em Técnica Redacional e Revisão Textual25361 Kb

AulaProfessorDuração
ApresentaçãoFlávia Rita01:15:27

O curso COMPLETO é estruturado em módulos, sendo as disciplinas dentro de um mesmo módulo interdependentes. Assim, o aluno pode iniciar os módulos fora da grade sugerida, se for de sua conveniência, observando apenas a necessidade de pré-requisito no caso de disciplinas dentro de um mesmo módulo. O módulo IV, em caráter de exceção, tem como pré-requisito a integralização do módulo I. A disciplina de metodologia científica (módulo X) só poderá ser integralizada após a conclusão dos demais módulos, sendo destinada à orientação do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (obrigatório). Os demais módulos podem ser realizados a critério do aluno. Para facilitar sua organização, temos uma planilha na área do aluno com integralização do curso em 6 meses, outra em 12 meses e outra em 24 meses. Você pode adaptar as planilhas às suas necessidades.

 

MÓDULO I – ATUALIZAÇÃO GRAMATICAL

O módulo I é dividido em 4 disciplinas para permitir uma melhor organização do conteúdo e um maior aproveitamento por parte dos alunos dos conteúdos ofertados no módulo.

EMENTA: Fonética e Fonologia. Ortografia. Prosódia. Ortoepia. Variante Linguístico. Emprego ortográfico de termos que oferecem dúvidas quanto à grafia. Classes morfológicas. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Pronome. Numeral. Verbo. Advérbio. Preposição. Conjunção. Interjeição. Elementos de formação de palavras. Estruturação do enunciado e do período. Elementos de organização textual. A frase. O período. A oração. Sintaxe. Sintaxe do período simples. Sujeito. Predicado. Transitividade verbal. Termos ligados ao verbo. Termos ligados ao nome. Elementos funcionais da oração. Sintaxe do período composto. Classificação das orações. Orações coordenadas. Orações subordinadas. Orações reduzidas. Elementos de coesão ou articulação. Regras de pontuação. Regras de concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Uso da crase.

 

CARGA HORÁRIA: 170 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª Ed. Editora Lecerena. 2006.

CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. Lexikon, 4ª Edição.

SARMENTO, Flávia Rita Coutinho. Português Descomplicado. Ânimus. 12ª. Edição.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

KOCH, Ingedore Villaça. SOUZA-E-SILVA, Márcia Cecília. Linguística aplicada ao português: sintaxe. Cortez. 16ª Ed. 2017.

HENRIQUEZ, Cláudio Cezar. Sintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto. Alta Books. 1ª Ed. 2018.

 

DOCENTE: Flávia Rita Coutinho Sarmento

 

DISCIPLINA 1 - TEORIA GRAMATICAL I - 30h

Na primeira parte do módulo, o aluno irá estudar a parte da gramática correspondente à fonética e à ortografia. Assim, conteúdos como parônimos e homônimos, dificuldades ortográficas, acentuação, uso de hífen, separação silábica e reforma ortográfica serão contemplados nessa fase do curso. A atividade correspondente à disciplina será uma prova objetiva com 20 questões ao fim da disciplina.

 

DISCIPLINA 2 -TEORIA GRAMATICAL II - 40h

Na segunda parte do módulo, o curso irá concentrar as aulas nas matérias relacionadas à morfologia, com foco nos processos de formação de palavras e nas dez classes gramaticais (substantivos, adjetivos, artigos, advérbios, verbos, numerais, pronomes, preposições, conjunções e interjeições). A atividade correspondente à disciplina será uma prova objetiva com 20 questões ao fim da disciplina.

 

DISCIPLINA 3 - TEORIA GRAMATICAL III – 40h

Na terceira parte do módulo, serão estudados conteúdos de análise sintática – do período simples e composto –, pontuação, regência, concordância, crase e outros aspectos morfossintáticos necessários à estruturação e/ou classificação de termos ou de orações. A atividade correspondente à disciplina será uma prova objetiva com 20 questões ao fim da disciplina.

 

DISCIPLINA 4 - GRAMÁTICA APLICADA A PROVAS DE CONCURSO - 60h/a

Por fim, a quarta parte do módulo se estrutura acerca das aplicações dos conhecimentos gramaticais trabalhados inicialmente. Desse modo, serão analisadas questões de provas, a fim de se compreenderem as diferentes formas de cobrança de conteúdos linguísticos nas principais bancas do país, com ênfase na estruturação frasal, nos erros mais comuns nas construções oracionais e na fixação das regras trabalhadas nos três primeiros módulos.  A atividade correspondente à disciplina será uma prova objetiva com 20 questões ao fim da disciplina.

 

 

MÓDULO II – INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – 30h/a

 

O módulo de interpretação de texto tem como objetivo o conhecimento das principais regras de leitura, bem como a assimilação de questões de texto.

 

EMENTA: 1. Tipologia e gêneros textuais. Dos diferentes gêneros textuais. Texto narrativo, texto expositivo, texto dissertativo, texto descritivo e texto injuntivo. 2. Tipos de discurso – do discurso direto, indireto e indireto livre. 3. Tipos de Linguagem. 4. Focalização e percepções do texto. 5. Intertextualidade e metalinguagem. 6. Figuras de Linguagem.

 

CARGA HORÁRIA: 30 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

NINA, Bianca Della. Tipologia E Gêneros Textuais. Publit. 2012.

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Cortez. Ed. 2011

FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação / José Luiz Fiorin. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

DA SILVA, Paulo Nunes. Tipologias Textuais. Como classificar textos e sequências. Almedina. 1 ed. 2012.

ADAM, Jean-Michel, HEIDMANN, Ute, MAINGUENEAU, Dominique. Análises textuais e discursivas: Metodologia e aplicações. Cortez, 1 ed. 2018.

ARAÚJO, Ubirajara Inácio de. Tessitura textual: coesão e coerência como fatores de textualidade. 2. ed. São Paulo : Humanitas, 2002. 313 p.
COSTA, Val M. da G. Redação e Textualidade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,1999.
FIORIM, J. L. e PLATÃO, F. Para entender o texto: leitura e redação. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

KOCH, Ingedore Villaça, MORATO, Edwiges Maria, BENTES, Anna Cristina. Referenciação e discurso. Editora Contexto. 2ª Ed. 2005.

 

DOCENTE: Flávia Rita Coutinho Sarmento

 

 

DISCIPLINA 5 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – TEORIA E PRÁTICA – 30h/a

No módulo destinado à interpretação de texto, o aluno irá ter contato com as principais teorias que guiam a interpretação de texto, assim como as técnicas utilizadas para se identificar o sentido de diferentes enunciados. Na parte prática, serão treinadas diversas questões de texto com o objetivo de permitir a fixação de conteúdos estudados no módulo. A atividade correspondente à disciplina será uma prova objetiva com 20 questões ao fim da disciplina.

 

MÓDULO III – REDAÇÃO DISSERTATIVA – 40h/a

O módulo III é dividido em duas seções, contemplando teoria da redação dissertativa e suas aplicações práticas.

EMENTA: Texto dissertativo. Elementos e estrutura da dissertação. Construção da argumentação. Elementos de articulação. Ambiguidade e clareza textual. Paragrafação. Elementos de organização textual. Critérios de avaliação de textos dissertativos.

 

CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. FGV. Ed. 27ª. 2010. 

EMEDIATO, A fórmula do texto: Redação, argumentação e leitura. Geração Editorial. 3ª Ed. 2004.

KÖCHE, Vanilda Salton, BOFF, Odete Maria Benetti, MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: Gêneros textuais do argumentar e expor. Editora Vozes. 1ª Ed. 2017.

KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maira. Escrever e argumentar. Editora Contexto. 1ª Ed.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

KOCH, Ingedore Villaça. Texto e construção de sentido. Editora Contexto. 10ª Ed. 1997.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. Editora Contexto. 2ª Ed. 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. Coesão textual. Editora Contexto. 22ª Ed. 1989.

KOCH, Ingedore Villaça, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Coerência Textual. Editora Contexto. 18ª Ed. 1990.

 

DOCENTE: Flávia Rita Coutinho Sarmento

 

DISCIPLINA 6 - TEORIA DA REDAÇÃO DISSERTATIVA – 20h/a

Na abordagem teórica, o aluno irá ter contato mais aprofundado com o tipo textual dissertativo, aprendendo a construir um texto segundo as prescrições normativas dessa espécie.

Aqui, serão abordados assuntos como paragrafação, construção frasal e oracional, coesão, coerência, emprego de conectores, entre outros. A atividade correspondente à disciplina será uma prova discursiva com trechos para revisão e/ou reformulação ao fim do módulo.

 

DISCIPLINA 7 - REDAÇÃO DISSERTATIVA NA PRÁTICA – 20h

Na disciplina, serão feitos textos em sala de aula para aplicação de conteúdo teórico e para o aprimoramento da escrita. A disciplina redação na prática exigirá do aluno a elaboração de alguns textos dissertativos, de modo a treinar os aspectos formais do tipo dissertativo, assim como a construção correta de um texto articulado, com ideias adequadamente concatenadas.  A atividade correspondente à disciplina será a elaboração de um texto dissertativo acerca de tema específico ao fim do módulo.

 

 

MÓDULO IV – FICHAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA – 40h

 

O módulo IV do curso é focado em revisão de conteúdos teóricos aprendidos no módulo I. Nesse módulo, serão trabalhadas fichas revisionais de conteúdos gramaticais para ampliar os conhecimentos dos participantes acerca da língua portuguesa.

 

EMENTA: Fonética e Fonologia. Ortografia. Prosódia. Ortoepia. Variante Linguístico. Emprego ortográfico de termos que oferecem dúvidas quanto à grafia. Classes morfológicas. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Pronome. Numeral. Verbo. Advérbio. Preposição. Conjunção. Interjeição. Elementos de formação de palavras. Estruturação do enunciado e do período. Elementos de organização textual. A frase. O período. A oração. Sintaxe. Sintaxe do período simples. Sujeito. Predicado. Transitividade verbal. Termos ligados ao verbo. Termos ligados ao nome. Elementos funcionais da oração. Sintaxe do período composto. Classificação das orações. Orações coordenadas. Orações subordinadas. Orações reduzidas. Elementos de coesão ou articulação. Regras de pontuação. Regras de concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Uso da crase.

 

CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª Ed. Editora Lecerena. 2006.

CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. Lexikon, 4ª Edição.

SARMENTO, Flávia Rita Coutinho. Português Descomplicado. Ânimus. 12ª. Edição.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

KOCH, Ingedore Villaça. SOUZA-E-SILVA, Márcia Cecília. Linguística aplicada ao português: sintaxe. Cortez. 16ª Ed. 2017.

HENRIQUEZ, Cláudio Cezar. Sintaxe: Estudos descritivos da frase para o texto. Alta Books. 1ª Ed. 2018.

 

DOCENTE: Flávia Rita Coutinho Sarmento

 

DISCIPLINA 8 – FICHAMENTO GRAMATICAL – 40h/a

A fim de resgatar a abordagem teórica, o aluno terá um contato sistematizado com as regras da gramática normativa por meio do preenchimento de fichas para a fixação do conteúdo estudado no módulo I. Este módulo tem como pré-requisito a integralização do módulo 1. A atividade do módulo corresponderá ao envio de 5 fichas longas e de 5 fichas curtas feitas pelo discente acerca de um dos temas estudados no módulo, conforme sua preferência.

 

 

MÓDULO V – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 12h/a

EMENTA: A disciplina tem como objetivo um estudo diacrônico da língua portuguesa em uma perspectiva histórica e literária. Será discutida a história externa da língua a partir da romanização até a fase atual, além dos aspectos internos linguísticos, tendo como ponto de partida o latim vulgar. Textos literários serão abordados como ilustrações às mudanças discutidas ao longo do curso.

 

CARGA HORÁRIA: 12 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

AUERBACH, Erich. Introdução aos estudos literários. Trad. José Paulo Paes. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1972.

BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos de Filologia Românica: Volumes I e II. Ed. São Paulo: USP.

CÂMARA JR., Matoso. História e Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: padrão, 1976.

COUTINHO, Ismael de lima. Gramática Histórica. Editorial Nova Fronteira, 2011.

ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 1992.

SPINA, Segismundo (Org.). História da Língua Portuguesa. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

TAGLIAVINI, Carlo. Origenes de las lenguas neolatinas. México: Fondo de Cultura Económica, 1973.

TEYSSIER, Paul.  História da Língua Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa, 1982.

VIARO, Mário Eduardo. Etimologia. São Paulo: Contexto, 2011.

 

DOCENTE: Raphael Barcelos

 

DISCIPLINA 9 – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 12h/a

A fim de resgatar uma abordagem histórica do idioma, a disciplina trará a fundamentação teórica do português a partir do resgate do latim vulgar. A avaliação desta disciplina será a produção de um texto acerca de tema específico orientado pelo professor da disciplina. 

 

 

MÓDULO 6 - BLOG CORPORATIVO E BLOG TEXTO – 8h

 

EMENTA: Conceito de blog corporativo. Funções do blog corporativo dentro da estratégia de venda. Estratégias de produção de conteúdo. Identificação e criação da persona e do público-alvo. Funil de vendas. Produção de conteúdo para blogs corporativos. Técnicas de escrita com foco em SEO. Boas práticas de criação de conteúdo. Ferramentas para blogs corporativos: ferramentas de SEO, ferramentas para conversão, ferramentas de design, ferramentas de escrita. Divulgação dos blogs corporativos. Estratégias de marketing aplicadas ao blog.

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática. Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios e produtos. DVS Editora. 1ª Ed. 2019.

KIM, W. Chan, MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Editora Sextante. 1ª Ed. 2019.

ANDERSON, Chris. A Cauda Longa - A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados. ELSEVIER. 1ª Ed. 2006.

GLADWELL, Malcolm. O ponto da virada. Editora Sextante. 1ª Ed. 2011

 

DOCENTE: Edinaldo

 

 

DISCIPLINA 10 – BLOG CORPORATIVO E BLOG TEXTO – 8h/a

 

A disciplina de blog tem como objetivo atender a uma demanda de mercado com foco na produção de conteúdo para posicionamento digital, fidelização de marca ou outros objetivos profissionais. Nesse contexto, serão abordados os principais recursos para a escrita de textos com foco em blog. A atividade avaliativa constará da produção de um blog post que, se o aluno desejar, após validação do professor e possíveis correções, será postado no blog da professora Flávia Rita com créditos para o aluno e disponibilização do link de acesso. A publicação do texto depende de autorização por escrito em formulário a ser assinado e anexado junto ao trabalho enviado.

 

MÓDULO 7 - PRODUÇÃO EDITORIAL – 8h/a

EMENTA: Panorama histórico do design editorial. Construção e formas de projetos editoriais. Estrutura do original: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Trabalhando o arquivo digital. Editoração eletrônica: tendências e softwares disponíveis. Prática de editoração eletrônica. Tipografia. Arquitetura da informação e navegações para e-books. Processos, técnicas e tecnologias de projetação, pré-impressão, impressão e acabamento de projetos gráficos. O trabalho do editor de texto. Regras de revisão. Sinais de correção. Trabalhando o arquivo digital.

CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula

BIBLIOGRAFIA:

ZAPPATERRA, Yolanda e Caldwell. Cath. Design Editorial, Jornais e revistas / Mídia impressa e digital. Ggilli. 2014.

HALUCH, Aline. Guida Prático de Design Editorial – Criando Livros completos/2AB, Teresópolis, RJ, 2013.

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/INL/Fundação Pró-Memória, 1996.

PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.

COLARRO, Antônio Celso. Produção Visual e Gráfica. Editora Summus 1ª Edição. 2005.

 

DOCENTE: Jaison Sudário

 

DISCIPLINA 11 – PRODUÇÃO EDITORIAL – 8h/a

 

A disciplina objetiva o conhecimento de ferramentas de produção de texto, com foco no trabalho de revisão de texto. A atividade correspondente à disciplina será a revisão de um documento em PDF a partir das regras de revisão apresentadas na disciplina com base no ambiente editorial.

 

MÓDULO VIII – REDAÇÃO JORNALÍSTICA – 12h/a

 

EMENTA: Técnicas de redação jornalística. A importância das fontes e seus direitos. Formatação textual. Antetítulo, título, entretítulo, linha fina, lead, olho, barriga, pauta, deadline. Técnicas de entrevistas individuais e coletivas. Jornalismo opinativo. Artigo de opinião. Coluna. Crônica. Resenha. Crítica especializada. Editorial. Textos imagéticos – caricatura, charge e fotografia documental ou jornalística. Jornalismo informativo. Espécies de textos informativos: notícia, nota, matéria, reportagem e entrevistas.

 

CARGA HORÁRIA: 12 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

MCLUHAN, Marshall, FIORE, QUENTIN. O meio é a mensagem. Ubu Editora. 1ª Ed. 2018.

DE MELO, José Marques. Jornalismo. Compreensão e reinvenção. Saraiva. 1ª Ed. 2017.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. Editora Contexto. 3ª Ed. 2005. 

VENTURA, Mauro Souza. A crítica e o campo do jornalismo: ruptura e continuidade. UNESP. 2015.

GUARACY, Thales. Escreva bem em jornalismo. País do Futuro. 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Paz e Terra. 1ª Ed. 2016.

BRUM, Eliane. O olho da rua. Arquipélago. 2ª Ed. 2017.

DANTAS, Audálio. Tempo de Reportagem. LeYa. 1ª Ed. 2012.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix 1ª Ed. 1969.

 

DOCENTE: Sandra Danielle Campos

 

DISCIPLINA 12 – REDAÇÃO JORNALÍSTICA – 12h/a

 

A disciplina tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades redacionais na área jornalística. Nesse contexto, serão explorados os principais gêneros textuais jornalísticos bem como as práticas de escrita próprias do ambiente. A atividade avaliativa da disciplina consistirá na produção de um texto jornalístico nos padrões orientados pelo professor da disciplina. Após validação do professor e possíveis correções, poderá ser postado no blog da professora Flávia Rita com créditos para o aluno e disponibilização do link de acesso. A publicação do texto depende de autorização por escrito em formulário a ser assinado e anexado junto ao trabalho enviado.

 

 

MÓDULO IX – REDAÇÃO OFICIAL - 8h/a

 

EMENTA: Panorama da Comunicação Oficial. Conceito de Comunicação Oficial. Atributos da Redação Oficial. Atributos da Redação Oficial. Padrão ofício. Tipos de documentos. Decretos 9.191/17 e 9.758/19.

 

CARGA HORÁRIA: 08 horas/aula

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

Manual de Redação da Presidência da República

Decreto 9.191 de 2017

Decreto 9.758 de 2019.

 

DISCIPLINA 13 – REDAÇÃO OFICIAL – 8h/a

 

A disciplina tem como objetivo o estudo da fundamentação teórica de Redação Oficial de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. A atividade da disciplina constará da elaboração de um ofício nos termos estudados em sala de aula.

 

MÓDULO X - METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA – 12h/a

 

O módulo de metodologia de pesquisa científica está integrado à produção do trabalho de conclusão de curso. Portanto, o aluno escolherá o tipo de trabalho de conclusão de curso que deseja fazer (monografia ou artigo científico) e o submeterá à aprovação para a conclusão do curso.

 

EMENTA: O processo de construção do conhecimento científico. As concepções teóricas do conhecimento. Diferentes tipos de pesquisa. Fases da pesquisa cientifica. Criação de um projeto. Determinação dos critérios de avaliação. Propostas de aplicação das conclusões. Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa. Ética na pesquisa científica.

 

CARGA HORÁRIA8 horas/aula

 

DOCENTE:

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ANDERY, M. A. Para compreender a ciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo,/EDUC, 1992.

CARVALHO, M. C. M. (org.) Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 4. ed. Campinas/SP: Papirus, 1994.

HUHNE, Leda M. M. Metodologia científica. 5.ed. Rio de Janeiro: Agir, 1992.

LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: Cejup, 1999.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1993. 19.ed.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Perspectiva. 25ª Ed. 2017.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1992.

LIBANEO, J.B. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Edições Loyola, 2001, 2ª ed.

MARTINS, G.A. Manual para elaboração de Monografias e Dissertações. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

MÜLLER, M. S. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina: Editora UEL, 2002, 4ª ed.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - O Trabalho de Conclusão de Curso constará de quatro etapas a serem seguidas pelo aluno:

Parte expositiva acerca de metodologia científica para a escolha do tipo de trabalho (monografia ou artigo científico).

Escolha do tema do trabalho e organização de fontes de consulta.

Entrega da versão final do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Correção / Revisão do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para publicação (caso seja de interesse do aluno). Após validação do professor e possíveis correções, o trabalho pode ser postado no blog da professora Flávia Rita com créditos para o aluno e disponibilização do link de acesso. A publicação do texto depende de autorização por escrito em formulário a ser assinado e anexado junto ao trabalho enviado.

CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO PORTAL FLAVIARITA.COM

 

1. CONDIÇÕES LEGAIS E SUA ACEITAÇÃO

Estas Condições Gerais regulamentam o uso do serviço de videoaulas e cursos on-line preparatórios para concursos públicos que o Portal FLAVIARITA.COM disponibiliza na Internet aos usuários que o utilizam. É considerado Usuário todas as pessoas que acessam o conteúdo do curso disponibilizado no site www.flaviarita.com, quer diretamente, quer por meio de outros domínios de endereço na Internet. O Usuário, ao acessar o conteúdo da aula/curso está, de forma expressa, aderindo a todos os itens das Condições Gerais, na versão em que estiver publicada no exato momento da utilização. Deste modo, o Usuário deve ler as Condições Gerais em cada ocasião que utilizar o FLAVIARITA.COM. A utilização de serviços e conteúdos encontra-se submetida a todos os avisos, regulamentos de uso e instruções levados ao conhecimento do Usuário pelo FLAVIARITA.COM, que completam o quanto estiver nestas Condições Gerais, quando não se opuserem a elas.

 

2. OBJETO

O Portal FLAVIARITA.COM proporciona aos Usuários o acesso e a utilização de serviços dos conteúdos de aulas. O FLAVIARITA.COM se reserva o direito de modificar unilateralmente, a qualquer momento e sem prévio aviso, a apresentação e configuração do local da WEB em que se encontra o FLAVIARITA.COM.

 

3. CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO FLAVIARITA.COM

3.1 Utilização do FLAVIARITA.COM

A prestação do serviço do FLAVIARITA.COM terá parte das videoaulas gratuitas e parte das videoaulas e cursos on-line remunerada, e exige a prévia inscrição ou registro do Usuário, exceto para as videoaulas gratuitas.

 

3.2 Registro de Usuário – FLAVIARITA.COM – Para que o usuário tenha acesso a todo o conteúdo dos cursos no FLAVIARITA.COM, ele deverá proceder ao seu registro. Neste caso, o usuário compromete-se a selecionar, usar e conservar seu nome de Usuário (doravante, "e-mail") e sua senha de acesso (doravante, "password"), em conformidade com o estabelecido nas cláusulas 3.2.1 e 3.2.2 destas Condições Gerais.

 

3.2.1 Inscrição das Senhas de Acesso aos cursos

O Usuário escolherá e indicará suas próprias Senhas de Acesso ao curso preparatório. O Usuário não poderá escolher como Nome de Usuário palavras, expressões, conjuntos gráfico-denominativos que já tenham sido escolhidas anteriormente por outro usuário ou ainda malsoantes, injuriosas, coincidentes com marcas, nomes comerciais, rótulos de relevância pública, famosos ou registrados por terceiros, cujo uso não esteja autorizado e, em geral, seja contrário à lei ou às exigências da moral e dos bons costumes geralmente aceitos. A inscrição das Senhas de Acesso procede-se de forma automática.

 

3.2.2 Uso e Custódia

O Usuário se compromete a fazer uso diligente das Senhas de Acesso ao curso, assim como a mantê-las em segredo. O Usuário se compromete a comunicar imediatamente ao FLAVIARITA.COM a perda ou roubo das Senhas de Acesso ao curso, assim como qualquer risco de acesso a elas por um terceiro. O Usuário não poderá fornecer sua senha de acesso a outro usuário, sob risco de ser penalizado com a suspensão do seu acesso, não cabendo ao FLAVIARITA.COM o ressarcimento de quaisquer valores que porventura já tiverem sido pagos pelo usuário. O usuário não poderá ter mais de um acesso simultâneo com a mesma senha, bem como não poderá igualmente transferir a sua senha para outro. O usuário não poderá realizar atividades para tentar descobrir ou fraudar a senha de outros usuários, arriscando-se a, desta forma, violar os direitos de outrem e a sofrer os efeitos previstos na lei.

 

3.3 Obrigação de fazer um uso correto do FLAVIARITA.COM e dos Serviços

O Usuário se compromete a utilizar o FLAVIARITA.COM e os Serviços em conformidade com a lei, com o disposto nestas Condições Gerais, com as respectivas Condições Particulares, com a moral e os bons costumes geralmente aceitos e com a ordem pública, assim como se obriga a não utilizar o FLAVIARITA.COM e os Serviços com fins ou causas ilícitas, contrárias ao estabelecido nestas Condições Gerais, nocivas aos direitos e interesses de terceiros, ou que, de qualquer forma, possam causar dano, inutilizar, sobrecarregar ou deteriorar o FLAVIARITA.COM e os serviços, ou mesmo impedir a normal utilização ou aproveitamento do FLAVIARITA.COM e dos Serviços por parte dos Usuários. O Usuário não poderá copiar, em nenhuma hipótese, os conteúdos de cursos apresentados pelo FLAVIARITA.COM, pois são de sua propriedade exclusiva. Os conteúdos das aulas e cursos a serem disponibilizados em qualquer formato, por meio de vídeo, áudio, texto, foto ou outro qualquer, não poderão sofrer qualquer tipo de cópia ou download. O Usuário não poderá acessar o conteúdo do servidor Internet, em são disponibilizados todos os conteúdos das aulas, tais como filmes, áudio, fotos, textos ou similares. Este acesso só poderá se dar por meio da sua identificação ao entrar no site do FLAVIARITA.COM. O Usuário não poderá, igualmente, acessar as demais informações dos usuários cadastrados no FLAVIARITA.COM, tampouco ter acesso direto ao banco de dados do sistema. O Usuário não poderá utilizar qualquer recurso eletrônico para copiar o curso e as aulas que estiverem sendo exibidas no computador, tais como gravadores e câmeras de vídeo, etc.

 

3.4 Uso Correto dos Conteúdos dos cursos

O Usuário se obriga a usar os Conteúdos do curso de forma cuidadosa, correta e lícita e, em particular, se compromete a abster-se de: (a) utilizar os Conteúdos do curso, com fins ou causas contrárias à lei, à moral, aos bons costumes geralmente aceitos e à ordem pública; (b) reproduzir ou copiar, distribuir, permitir o acesso do público através de qualquer modalidade de comunicação pública, transformar ou modificar os Conteúdos, a menos que conte com a autorização do titular dos correspondentes direitos ou que isto seja legalmente permitido; (c) suprimir, iludir ou manipular o copyright e demais dados identificadores dos direitos de FLAVIARITA.COM ou de seus titulares incorporados aos Conteúdos do curso, assim como os dispositivos técnicos de proteção, as marcas digitais ou quaisquer mecanismos de informação que possam conter os Conteúdos.

 

3.5 Forma de Utilização dos Conteúdos dos cursos

O Usuário encontra-se ciente de que o FLAVIARITA.COM irá comercializar os vídeos das aulas na Internet através do conceito de carrinho de compras/loja virtual, pelo qual o usuário poderá adquirir os produtos de seus interesse e incluí-los em seu carrinho de compras. Após a seleção dos produtos, o usuário poderá concluir a compra e então ser direcionado para o PAGSEGURO para a realização do pagamento.

 

4. DADOS DE CARÁTER PESSOAL

Para acessar e/ou utilizar alguns dos Serviços é necessário que os Usuários forneçam previamente ao FLAVIARITA.COM certos dados de caráter pessoal (doravante, os "Dados Pessoais"), que FLAVIARITA.COM se compromete a tratar sigilosamente.

 

5. EMPREGO DA TECNOLOGIA "COOKIE"

"Cookie" é um arquivo-texto com informações sobre a navegação do usuário) O FLAVIARITA.COM utiliza "cookies" quando um usuário tem acesso às Páginas dos cursos FLAVIARITA.COM. Os "cookies" associam-se unicamente ao Usuário, de forma anônima, e seu computador, não proporcionando referências que permitam deduzir o nome e sobrenome do Usuário. Os "cookies" de FLAVIARITA.COM não podem ler dados do disco rígido do Usuário, nem ler arquivos "cookies" criados por outros provedores. O FLAVIARITA.COM codifica os dados identificados do Usuário para maior segurança. Em razão dos "cookies", é possível que o FLAVIARITA.COM reconheça os Usuários que tenham se registrado em uma utilização anterior das Páginas de nossos cursos, o que permite que não tenham que se registrar a cada nova visita. O Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção do "cookies". As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador. Para utilizar o Portal FLAVIARITA.COM, é necessário que o Usuário permita a recepção de “cookies" enviados por FLAVIARITA.COM.

 

6. UTILIZAÇÃO DO PORTAL FLAVIARITA.COM, DOS SERVIÇOS E DOS CONTEÚDOS SOB A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO

O Usuário é consciente e aceita voluntariamente que o uso do FLAVIARITA.COM, dos Serviços e dos Conteúdos seja feito, em qualquer caso, sob sua única e exclusiva responsabilidade.

 

7. EXCLUSÃO DE GARANTIAS E DE RESPONSABILIDADE

 

7.1 Exclusão de Garantias e de Responsabilidade pelo Funcionamento do Portal FLAVIARITA.COM e dos Serviços

1. Disponibilidade e Continuidade, Utilidade e Falibilidade - Em decorrência de questões técnicas e operacionais, o FLAVIARITA.COM não pode garantir, e efetivamente não garante, a disponibilidade e continuidade do funcionamento do FLAVIARITA.COM e dos Serviços. O FLAVIARITA.COM está disponibilizando alta tecnologia e provedor altamente especializado em hospedagem de vídeos de cursos na Internet, com o objetivo de garantir aos seus usuários o que há de mais moderno neste tipo de serviço na Internet. Portanto, o FLAVIARITA.COM não se responsabiliza pela velocidade de acesso pelo usuário, uma vez que esta velocidade pode depender de diversos fatores externos ao controle do FLAVIARITA.COM, como link de conexão do provedor de acesso à Internet e a velocidade de comunicação entre o usuário e o seu provedor. O equipamento utilizado pelo usuário também poderá influenciar na velocidade de visualização dos vídeos. O FLAVIARITA.COM não se responsabiliza pela queda do link do usuário quando da utilização do vídeo de um curso, uma vez que este serviço se dá entre o provedor e o seu usuário. O FLAVIARITA.COM SE EXIME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DA FALTA DE DISPONIBILIDADE OU DE CONTINUIDADE DO FUNCIONAMENTO DO SITE FLAVIARITA.COM E DOS SERVIÇOS RELATIVOS AOS CURSOS PREPARATÓRIOS.

 

2. Privacidade e segurança na Utilização do Portal FLAVIARITA.COM e dos Serviços – FLAVIARITA.COM não garante a privacidade e segurança da utilização do site FLAVIARITA.COM e dos Serviços, e, em particular, não garante que terceiros não autorizados não possam ter conhecimento da classe, condições, características e circunstâncias de uso que os Usuários fazem do site FLAVIARITA.COM ou através dos Serviços. FLAVIARITA.COM SE EXIME DE TODA RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DO CONHECIMENTO QUE POSSAM TER TERCEIROS NÃO AUTORIZADOS DA CLASSE, CONDIÇÕES, CARACTERÍSTICAS E CIRCUNSTÂNCIAS DE USO DOS USUÁRIOS FAZEM DO SITE FLAVIARITA.COM OU DOS SERVIÇOS.

 

1. Cobrança

1. PAGSEGURO

 

A forma de cobrança para utilização das videoaulas e cursos on-line será através do Sistema PAGSEGURO, pelo qual e o Usuário irá escolher a forma de pagamento que melhor lhe convém. A negativa na venda e/ou aceitação de crédito é de exclusiva competência e responsabilidade do PAGSEGURO, ficando o FLAVIARITA.COM isento de qualquer responsabilidade por eventual problema que vier a ocorrer nesta transação, pois estará somente disponibilizando as aulas para compra.

 

2.Legalidade, Confiabilidade e Utilidade

O FLAVIARITA.COM não pode garantir, e efetivamente não garante, a legalidade, confiabilidade e utilidade dos serviços prestados por terceiros através do site FLAVIARITA.COM. O FLAVIARITA.COM SE EXIME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE TODA NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO SITE FLAVIARITA.COM, E EM PARTICULAR, AINDA QUE NÃO DE MODO EXCLUSIVO, PELOS DANOS E PREJUÍZOS QUE POSSAM DECORRER:

 

(A) DO DESCUMPRIMENTO DA LEI, DA MORAL E DOS BONS COSTUMES GERALMENTE ACEITOS PELA ORDEM PÚBLICA COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM

 

(B) DA INFRAÇÃO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E INDUSTRIAL, DOS SEGREDOS EMPRESARIAIS, DE COMPROMISSOS CONTRATUAIS DE QUALQUER TIPO, DOS DIREITOS À HONRA, À INTIMIDADE PESSOAL E FAMILIAR E À IMAGEM DAS PESSOAS, DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE E DE TODA E QUALQUER NATUREZA PERTENCENTES A UM TERCEIRO COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(C) DA REALIZAÇÃO DE ATOS DE CONCORRÊNCIA DESLEAL E PUBLICIDADE ILÍCITA COMO CONSEQUÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TERCEIROS, ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM.

 

(D) DA FALTA DE VERACIDADE, PRECISÃO, EXTINÇÃO, PERTINÊNCIA E/OU ATUALIDADE DOS CONTEÚDOS TRANSMITIDOS, DIFUNDIDOS, ARMAZENADOS, RECEBIDOS, OBTIDOS, DISPONIBILIZADOS OU ACESSÍVEIS MEDIANTE OS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(E) DA INADEQUAÇÃO PARA QUALQUER TIPO DE PROPÓSITO E DA FRUSTAÇÃO DAS EXPECTATIVAS GERADAS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(F) DO DESCUMPRIMENTO, ATRASO NO CUMPRIMENTO, CUMPRIMENTO DEFEITUOSO OU FINALIZAÇÃO POR QUALQUER MOTIVO DAS OBRIGAÇÕES CONTRAÍDAS POR TERCEIROS E CONTRATOS REALIZADOS COM TERCEIROS EM RELAÇÃO COM O MOTIVO DA PRESTAÇÃO , ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM;

 

(G) DOS VÍCIOS E DEFEITOS DE TODO TIPO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS ATRAVÉS DO PORTAL FLAVIARITA.COM.

 

8. NÃO CONCESSÃO DE LICENÇA DO FLAVIARITA.COM

Não se concede nenhuma outra licença ou autorização de uso de nenhum tipo sobre seus direitos de propriedade industrial e intelectual, segredos empresariais ou sobre qualquer outra propriedade ou direito relacionado com ao site FLAVIARITA.COM, aos Serviços ou aos Conteúdos.

 

9. RECUSA E RETIRADA DO ACESSO AO SITE FLAVIARITA.COM E/OU AOS SERVIÇOS

O FLAVIARITA.COM se reserva o direito de recusar ou retirar o acesso ao site FLAVIARITA.COM e/ou aos Serviços, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, por iniciativa própria ou por exigência de um terceiro, àqueles Usuários que descumpram estas Condições Gerais ou as respectivas Condições Particulares, ou que, de alguma forma, resultam ou possam resultar em atividades ilegais.

 

10. PROCEDIMENTO EM CASO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO

Na hipótese de que qualquer Usuário ou um terceiro considere que existem fatos ou circunstâncias que constituam ilicitude da utilização de qualquer conteúdo do curso e/ou a realização de qualquer atividade nas páginas web inclusas ou acessíveis através do site FLAVIARITA.COM, e em particular, que representem violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, ele deverá enviar uma comunicação à FLAVIARITA.COM contendo os seguintes dados;

 

(a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante;

(b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida no site FLAVIARITA.COM e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

(c) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade;

(d) declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos;

(e) declaração expressa, clara e sob a responsabilidade do reclamante de que a informação proporcionada na notificação é exata e de que a utilização dos contidos nos Arquivos indicados constitui uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual. Estas notificações deverão ser enviadas a: atendimento@flaviarita.com.

 

11. DURAÇÃO E FINALIZAÇÃO

A prestação do serviço do site FLAVIARITA.COM terá duração limitada de acordo com cada produto adquirido pelo usuário. Cada produto possui regras distintas a respeito de limitações de acesso e disponibilidade, portanto tais regras devem ser lidas e a compra do produto pelo usuário implica em sua aceitação.

 

 

12. INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES SOBRE O FLAVIARITA.COM

O custo e forma de aquisição de aulas, bem como a especificação do conteúdo das matérias e professores que lecionarão no FLAVIARITA.COM estarão disponíveis no site. O usuário também será informado sobre a configuração ideal de seu computador e programas que podem ser adquiridos para facilitar a utilização dos serviços.

 

13. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

O FLAVIARITA.COM e o usuário submetem-se aos juizados e tribunais de Belo Horizonte, sede do contratante e local de fornecimento do serviço.




Quer saber mais sobre este produto? Deixe aqui seus dados que ligamos para você!

* Todos os campos são obrigatórios.

TURMAS DISPONÍVEIS DO CURSO
Verifique as informações das turmas disponíveis para o curso e clique em inscrever-se para iniciar seu processo de matrícula.